Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi o vencedor da XI Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário, na Categoria Inovação Tecnológica com o tema: A Solução de software livre embarcada em mídia removível para transmissão de Boletins de Urna nas Eleições 2010 – “SWL-PTBU’s com JE-Connect.

De Brasília, o diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, que na ocasião representou o desembargador Marco Antony Villas Boas, disse que era uma honra receber o prêmio e que estendia a homenagem a todos os servidores do Tribunal. “É o reconhecimento do empenho e criatividade dos servidores da Casa. Foram apresentadas excelentes idéias, práticas e de muita qualidade. “É a valorização dos servidores”, comemorou.

O software foi idealizado e desenvolvido pelo TRE-TO para as eleições de 2008 e 2010, sendo aprimorado por meio da participação dos TRE’s do Pará, Amazonas e Rondônia.

Avanços

O sistema agiliza o processo de transmissão de informações dos Boletins de Urnas, tornando o processo eleitoral ainda mais célere. A tecnologia proporcionou a Palmas ser a primeira capital a divulgar os resultados das eleições no primeiro turno de 2010 e São Félix do Tocantins o primeiro município a divulgar os resultados das eleições no mesmo ano.

O assessor de Pesquisa Estratégica e Gestão da Qualidade, José de Paiva, e o Chefe da Seção de Microinformática e Apoio ao Usuário, Félix Valois, também representam o Tribunal no evento, que terminou no final da tarde desta sexta-feira (21).

A ferramenta foi idealizada pelos servidores Rafael Varanda e Félix Valois durante as eleições 2008.

Mostra

A Mostra Nacional de Trabalhos da Qualidade no Poder Judiciário é um espaço democrático, em que todos os Tribunais membros e servidores do Poder Judiciário podem divulgar suas experiências bem sucedidas que fizeram a diferença para o jurisdicionado, nas áreas judicial ou administrativa. (Ascom TRE-TO)