Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Estimular uma produção independente e direcionada à agricultura familiar em um espaço multifuncional. Esse é o propósito do primeiro e único parque do Estado do Tocantins voltado à Agricultura Familiar, recém-implantado no Município de Palmeiras do Tocantins. A obra é fruto da parceria realizada entre o Consórcio de Estreito Energia (Ceste) e o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep).

O Parque é um ambiente multifuncional, construído em uma área de 22.000 m², com auditório, salas para cursos de capacitação profissional, refeitórios, espaço pavimentado para o público, palco de eventos, estacionamento, área móvel e fixa para unidades de exposição, entre outros. O espaço busca melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores, pescadores, artesãos, produtores rurais e de toda comunidade da região, por meio do desenvolvimento pessoal, da qualificação profissional e comercial, incentivando o empreendedorismo dos habitantes da região.

Durante a inauguração, Erinalva Braga, presidente do Idep, elencou os benefícios que o parque trará ao Município de Palmeiras do Tocantins e a todos os moradores pertencentes à região. Segundo ela, a obra é o símbolo de mais uma conquista alcançada. “A ideia de construir um parque com a sede do IDEP surgiu da I Feira da Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras Tocantins (Feapa), onde nós sonhávamos com o espaço próprio. Estamos muito gratos ao Ceste, pois esse empreendimento é motivo de orgulho, onde se construiu o primeiro parque de exposição de agricultura do Tocantins e do Brasil. O apoio do Consórcio foi tudo. Ele apostou e acreditou em nossa proposta”, comemorou a presidente.

Com o parque em plena atividade e abastecido com equipamentos de informática, ferramentas de escritórios e um veículo utilitário, novos projetos serão viabilizados no município. Além da tradicional Feira da Alimentação e Agricultura Familiar, o Idep já se prepara para realizar em sua nova área, cursos de qualificação para os produtores rurais, por meio do Projeto Capacitar. “Sem dúvida alguma essa parceria já resultou no marco para o município e áreas ao redor de Palmeiras do Tocantins, pois com essa construção surge a oportunidade de expandir os negócios que eram realizados apenas no período limitado, quando ocorria a Feapa”, concluiu Elizabeth Pacífico, coordenadora de Campo do Ceste.

O benefício também foi reconhecido pelo atual administrador da cidade, o prefeito Anissé Alves de Sousa, popularmente conhecido como José Ademar, que demonstrou todo o encanto pela obra. “Esta foi uma das maiores conquistas que aconteceu em Palmeiras. Foi um investimento alto do Ceste, que só vem a valorizar a nossa cidade. Você pode ver que em outras cidades no Brasil não existe isso. É um excelente lugar para a realização de eventos e um espaço de oportunidades. Esta obra vai transformar o setor agropecuário”, concluiu o prefeito.

Segundo a avaliação do deputado federal do Tocantins, Cesar Halum, que também esteve presente na inauguração, o parque vai aumentar e estimular uma produção que já é típica da região, entretanto, que ainda era subaproveitada. “A criação da feira da agricultura familiar pelo Idep mostrou claramente que havia possibilidade de crescimento desse projeto, onde o Ceste acreditou e apostou. Isso serve até de exemplo para outras prefeituras onde o empreendimento atua. Entendo que esse marco é um exemplo para o resto do Brasil”, analisou o deputado. (Assessoria de Imprensa UHE Estreito)