Geral

Pesquisa de opinião realizada pela empresa Tocantins Marketing em 26 cidades tocantinenses revelou que 81,4% das pessoas consultadas aprovaram a última campanha publicitária de educação para o trânsito realizada pelo Detran-TO, veiculada em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito. Entre os que aprovaram, 50,8% avaliaram a ação como “boa” e 30,6% como “ótima”.

Outros 16,6% julgaram a campanha “regular”, enquanto apenas 1,1% dos entrevistados desaprovaram a iniciativa (0,7% com o conceito “ruim” e 0,4% com “péssimo”). A pesquisa de opinião foi realizada em Palmas e nos municípios sede das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Campanha

A campanha publicitária “É tempo para dar um basta nos acidentes de trânsito” teve como base a apresentação de personagens reais do Tocantins que tiveram suas vidas marcadas por esse tipo de violência. Foi veiculada nas emissoras de TV e rádio e contou também com cartazes, panfletos, outdoor e busdoor.

A diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, Áurea Liz Morais o resultado da pesquisa mostra que desenvolver educação com um conceito mais impactante é positivo. “O Detran Tocantins estuda meios de levar até o cidadão mensagens que levem à reflexão e possam realmente fazer diferença para um trânsito mais seguro, ainda não podemos medir os resultados, mas seguimos exemplos de países que deram certo, a exemplo de Espanha que conseguiu mudar a cultura no trânsito”, ressaltou. (Ascom Detran)