Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O vereador Valdemar Júnior (PSD) e o prefeito Raul Filho (PT) anunciaram nesta segunda-feira, 21, a pavimentação asfáltica para os moradores da quadra 508 Norte (antiga Arne 64) em 2012. Nesta quadra vivem os moradores do antigo povoado do Canela, que foi submerso com a formação do lago da Usina de Lajeado. A pavimentação foi uma solicitação do vereador junto ao prefeito.

Em 2001, os moradores do Canela deixaram o povoado e foram para uma área desapropriada e comprada pela Investco, responsável pela construção da usina.

Segundo Valdemar Júnior, naquela época, o combinado entre a empresa e o poder público municipal seria oferecer infra-estrutura básica para os moradores com recurso destinado pela Investco.

Foi providenciada alguma infra-estrutura como escola, área para a praça, posto de saúde, iluminação pública, linha telefônica, mas a antiga gestão não asfaltou a quadra nem colocou rede de esgoto. Durante o governo de Raul Filho os moradores continuaram a buscar pela pavimentação, mas a falta de recurso público era a justificativa para protelar esse pedido dos moradores.

“Eu não vim do Canela pra cá como a maioria dos moradores, mas eu acredito que deve ter sido muito difícil para essas pessoas terem que vir para cá e não terem a infra-estrutura básica. E mesmo sendo uma quadra próxima do centro, até hoje sofremos com a falta de serviços essenciais que nos foram prometidos e não cumpridos”, disse João Luís de Souza Neto.

“A Investco provou em escritura que repassou todos os recursos necessários para a infra-esturura desta quadra. Era um compromisso que a antiga gestão deveria ter cumprido e por algum motivo não o fez. Nós não fizemos esse trabalho antes por falta de recursos, mas agora conseguimos a verba e vamos asfaltar a quadra”, disse Raul Filho.

O prefeito se comprometeu em fazer toda a pavimentação asfáltica e a captação artificial de água para amenizar problemas de alagamento. Raul Filho disse ainda que talvez a prefeitura contará com o apoio do Estado, mas caso isso não aconteça, a pavimentação e a captação serão feitos com recursos próprios. “Mas independente de apoio, nós garantimos que esse asfalto sairá”, afirmou.

A previsão, segundo o prefeito e o secretário de infra-estrutura José Francisco, é que as obras iniciem logo após o fim do período chuvoso. “Se tudo correr de acordo com o programado, essa obra poderá ficar pronta em até 100 dias”, disse o secretário.

A representante dos moradores da 508 Norte Maria de Lourdes Abreu Lima disse que há mais de 10 anos que os moradores aguardavam pelo asfalto. “Agora nossas esperanças foram renovadas, pois foram mais de 10 anos de luta e o vereador Valdemar Júnior sempre nos apoiou nessa causa. Ele se comprometeu a conseguir realizar esse nosso sonho, foi a Brasília atrás de apoio dos parlamentares e agora vamos ter asfalto na nossa quadra”, disse.

Os moradores aproveitaram a oportunidade e pediram ao prefeito que providenciasse a estrutura para a praça da quadra e reformasse o centro comunitário. Raul Filho pediu que a associação de moradores fizesse os projetos da praça e do centro. “Se vocês me apresentarem esse projeto, eu me comprometo inaugurar junto com o asfalto”, prometeu.

Valdemar Junior ressaltou ainda que está buscando junto à bancada federal do Estado mais recursos para pavimentação asfáltica da quadra. “Se esses recursos forem liberados em um curto espaço de tempo, eles servirão para asfaltar a 508 Norte, se não, servirão para outras quadras que precisam de pavimentação”, disse.(Ascom Valdemar Júnior)