Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um painel sobre o perfil da extensão rural no Tocantins será apresentado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Olímpio Mascarenhas, na Assembleia Legislativa durante a sessão desta terça- feira, dia 06, a partir das 9h, no plenário da Casa. O evento faz parte da comemoração do Dia Nacional do Extensionista Rural - profissional que presta serviço de assistência técnica aos agricultores familiares.

Segundo Mascarenhas, o objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido pelo Ruraltins a partir da identificação do potencial agrícola de cada região, assim como destacar ações na área de associativismo, como, por exemplo, aquisição de terras, financiamento e técnicas voltadas para o plantio e a criação de pequenos animais.

“A meta é ampliar os horizontes do homem do campo, fazendo da agricultura familiar uma atividade sustentável e competitiva”, afirmou Mascarenhas. Segundo ele, o Ruraltins conta atualmente com escritórios locais de execução de serviços em 92 cidades, 07 núcleos regionais e a sede central em Palmas. Ao todo são 139 municípios tocantinenses beneficiados, o que equivale 45 mil agricultores familiares, com uma força ativa de trabalho de 500 servidores, entre o corpo técnico e administrativo. (Dicom AL)