Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em parceria com a Setas - Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, interlocutora do Plano Brasil sem Miséria, no Tocantins e demais parceiros lançaram o programa Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer,nesta sexta-feira, 09, no auditório do Sebrae, em Palmas.

Segundo a assessora da Diretoria de Inclusão Produtiva do MDS, Joana Nomoto o encontro temo objetivo de apresentar o Programa aos microempreendedores informais, empreendedores individuais, costureiras, profissionais da beleza, mototaxista, entre outros e completa: “Nossa intenção é firmar parcerias para fomentar a inclusão produtiva, uma das ações do Plano Brasil sem Miséria”. Na ocasião o MDS, Setas,Prefeitura de Palmas, Sebrae e Banco do Brasil assinaram um termo de compromisso para inclusão produtiva urbana no Tocantins.

O Programa Nacional de Microcrédito foi criado pelo Governo Federal para atender às necessidades financeiras dos cidadãos que tocam um pequeno negócio. Os empréstimos são realizados por meio dos bancos públicos, como Banco do Brasil,Caixa Econômica e Basa e têm taxas subsidiadas pelo Governo Federal.

Conforme o superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, José Maria Araújo, o programa é mais que “pura ação social” e explica: “O Banco do Brasil vê no pequeno empreendedor um futuro empresário.Entendemos que as pessoas precisam de oportunidade e orientação”.

Na ocasião o secretário Agimiro Costa falou sobre as propostas do Tocantins para o Plano Brasil sem Miséria e declarou: “O Governo do Estado acredita nessa idéia (microcrédito). Por isso o governador Siqueira Campos tem tentado trazer o Prodivino para sua função original, de financiar pequenos empreendedores”. Em julho de 2011, o Governo do Estado lançou o programa “Nossa Oportunidade” com a meta de atender 50 mil pequenos empreendedores tocantinenses com o empréstimo de R$ 1 mil. Até o momento foram realizados 27.472 atendimentos nos 139 municípios. Sendo pagos os créditos para 11.940 beneficiários, totalizando um montante de R$ 11.940.000,00 em recurso estadual investido.

O secretário da Setas afirmou, ainda, que as parcerias darão continuidade ao “Nossa Oportunidade” e completou: “Capacitar é fundamental e temos trabalhado nisso,mas para que as pessoas tenham continuidade no que aprenderam precisamos financiar e está é a oportunidade que começa a acontecer no Tocantins e no Brasil”.

Microcrédito Produtivo Orientado -Crescer

O Programa tem como metodologia o relacionamento direto com os empreendedores nas suas localidades. Além disso, prevê assistência e orientação técnica no planejamento do negócio. Para isso, são realizadas avaliações da atividade e da capacidade de endividamento de cada cliente e os empreendedores são acompanhados por assessores de crédito, com levantamento socioeconômico e orientação educativa. Os contatos serão mantidos durante o período de contrato,para acompanhamento e orientação.

Os valores do empréstimo vão de R0,00 a R.000 por beneficiário, com taxa de juros de 0,64% ao mês e tarifa de abertura de crédito de 1% sobre o valor da operação. (Ascom Setas)