Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Portaria 1.700/2011 do Detran-TO, que regula o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado, tornou obrigatório que os diretores dessas instituições e os instrutores de trânsito possuam qualificação reconhecida a partir de 2012. Para proporcionar a qualificação exigida, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) realizam, de 9 de janeiro a 7 de fevereiro, em Palmas, cursos voltados aos instrutores de trânsito, aos diretores gerais e aos diretores de ensino dos CFCs.

As inscrições devem ser feitas na sede do Sest/Senat, localizada na TO 050, km 02, Plano Diretor Sul. É exigência possuir idade acima de 21 anos para participar dos cursos.

Período

O curso Instrutor de Trânsito acontece de 23 janeiro a 11 de fevereiro, de segunda a sábado. A qualificação intitulada Diretor Geral de CFC será realizada de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, de segunda a quinta-feira. Já o curso Diretor de Ensino de CFC ocorre de 3 a 7 de fevereiro, exceto no sábado. As aulas serão ministradas das 8h às 18h20, com intervalos de duas horas para almoço.

A portaria do Detran-TO que exige a habilitação por parte dos profissionais dos CFCs foi publicada em 21 de setembro de 2011. Entre outras mudanças, o texto estabeleceu também que os Centros de Formação de Condutores devem possuir dois diretores com qualificação reconhecida: um geral e outro de ensino, não podendo os dois cargos serem acumulados, como antes. (Ascom Detran)