Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Unidade Agroveterinária da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) vai agregar os setores de Assistência Técnica, Loja Agroveterinária, Viveiro de Mudas e Agricultura Familiar. O trabalho é desenvolvido por 12 colaboradores, entre eles, engenheiros agrônomos, zootecnista, médico veterinário, técnicos agropecuários, vendedores e auxiliares administrativos. Entusiasmada, a gerente conta que para organizar e orientar o trabalho da equipe técnica foi elaborada uma ficha de acompanhamento de visitas às propriedades de produtores associados à Coapa.

“Com o apoio da equipe comprometida que temos, com certeza vamos vencer os desafios e cumprir as metas propostas para 2012”. Palavras da engenheira agrônoma Érica Lima Brito, gerente da Unidade Agroveterinária, criada no novo Organograma da Coapa implantado em dezembro de 2011.

Segundo Érica Lima Brito, para garantir uma boa produtividade na Safra de Soja 2011/2012, a equipe técnica segue realizando o acompanhamento em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. São repassadas informações sobre o manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes. “Até o final deste mês pretendemos apresentar a estimativa de produção para essa safra”, adiantou a gerente.

Cadeia do Leite

A partir deste ano o setor que cuida da Agricultura Familiar absorveu as atribuições desenvolvidas no Projeto de Arranjo Produtivo do Leite, criado pela Coapa em 2010. O foco é fortalecer a cadeia produtiva do leite, ampliando o número de produtores. “Atualmente são 30 produtores participando do Projeto do Leite, número que pretendemos aumentar, pois vamos intensificar as ações de assistência técnica junto aos agricultores familiares”, afirmou Érica Lima Brito, destacando que também terá continuidade o atendimento aos agricultores participantes do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e demais pequenos produtores associado à cooperativa.

Loja Agroveterinária

Em 2012, a equipe da Unidade Agroveterinária continuará o trabalho executado por meio da Loja Agroveterinária, onde agropecuaristas de todos os portes além de poderem adquirir ferramentas e insumos em geral, também recebem, gratuitamente, assessoria técnica de especialistas. Os profissionais ajudam a organizar, principalmente, as atividades dos pequenos produtores. Ao longo do ano serão realizadas várias campanhas e ações.

Viveiro

Outro desfio importante para a equipe agroveterinária é atender a Bunge com mudas de plantas frutíferas e ornamentais nativas do Cerrado. Pelo contrato fechado serão fornecidas até abril deste ano, um total de 10.120 mudas de 44 espécies, para a multinacional instalada em Pedro Afonso recuperar áreas degradas. A primeira de um montante de cinco entregas acontece ainda neste mês.