Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O médico e ex-governador Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi) deixou nesta quinta-feira, 1º de março, a pedido, o comando da Secretaria de Estadual da Saúde. Em seu lugar assumiu, interinamente, o médico José Gastão Almada Neder. Em sua carta de pedido de exoneração Raimundo Pires afirma que “tudo fiz, além das minhas forças, para bem conduzir a missão que me foi confiada pelo grande amigo de levar a bom termo as políticas públicas de saúde em benefício do povo do Tocantins”.

O ex-secretário disse ao governador Siqueira Campos que saía para cuidar de suas atividades particulares. Esclareceu que encontrou circunstâncias adversas que se antepuseram “a essa jornada cívica que me pus a empreender no intuito verdadeiro de servir ao meu Estado e colaborar, com o melhor de mim, com a Administração do grande amigo, em seu quarto mandato de governador.” O que lhe conforta, segundo Raimundo Pires, é a certeza de que as enormes dificuldades que ainda restringem o desempenho da prestação dos serviços de saúde no Estado vêm sendo superadas a passos largos a cada dia, graças à compreensão de todos e da participação de cada um.

“Vale dizer”, reitera Pires, “que muito em breve o Estado reconquistará os indicadores mais otimistas na prestação desses serviços (de saúde) essenciais ao bem estar dos cidadãos”. No decreto de exoneração o governador Siqueira Campos elogia e agradece Raimundo Pires “pelo excelente desempenho no exercício da função, caracterizado pela gestão meritória e de espírito humanitário e cristão na restauração dos serviços de saúde prestados pelo Estado ao povo do Tocantins”.

O governador Siqueira Campos lamentou a saída do amigo e profissional reconhecido nacionalmente na área sanitária, mas disse entender os motivos que levaram Raimundo Pires a tomar a decisão de deixar o governo. Siqueira afirmou que Pires continuará como um dos consultores sempre acionados na questão da saúde pública no Estado e reafirmou a profunda amizade e confiança entre as duas famílias, que remonta à década de 1970. Para Siqueira, o ex-secretário é uma das pessoas mais íntegras e leais que conhece.

“A prova está aí”, disse o governador, “depois de mais de quarenta anos dedicado à medicina e à vida pública o Dr. Raimundo Pires não possui grandes quantidades de bens materiais, embora tenha assumido os mais relevantes cargos no Estado, inclusive o de Governador”. Natural de Miracema do Tocantins, Raimundo Pires formou-se em Medicina em Belém (PA) no dia 7 de julho de 1977. Logo em seguida veio clinicar em sua cidade natal. Chegou a mudar por um breve período, nada mais que um mês, para Marabá (PA), mas retornou a Miracema por influência do então deputado federal Siqueira Campos.

Pires foi o primeiro político a saber que Miracema seria escolhida capital provisória do Tocantins por Siqueira Campos em audiência com o então presidente da República José Sarney, no dia 6 de dezembro de 1988. Em nenhum momento, nem Siqueira nem Pires alimentaram na população de Miracema a ilusão de que a capital seria definitiva. Pelo contrário, por solicitação e por respeito ao posicionamento de Raimundo Pires como companheiro e como presidente da Assembleia Constituinte, o prazo de permanência da capital em Miracema foi prorrogado de 15 de setembro para 31 de dezembro de 1989.

Denúncia

Raimundo Boi deixa a secretária depois de denúncias veiculadas pela imprensa dando conta que o secretário teria contratado 17 parentes para a pasta da Saúde, inclusive nomeando um parente para a ouvidoria da Secretaria da Saúde.

Novo gestor

O médico ginecologista Gastão Neder foi nomeado pelo Governador Siqueira Campos no final desta manhã, secretário interino da Saúde, em substituição a Raimundo Nonato Pires dos Santos, que pediu exoneração do cargo. Gastão vinha exercendo a função de superintendente geral de Gestão na própria Secretaria de Saúde.

Perfil

Com 59 anos de idade e 35 de experiência profissional, Gastão Almada Neder é formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Valença, Rio de Janeiro. Pós-graduado em Ciências Políticas, pela Adesg-TO e Universidade Federal do Tocantins. MBA em auditoria nos sistemas de saúde pelo IBPEX. Ocupou cargos em instituições nacionais como o de coordenador de Auditoria Médica da Unimed – Confederação Norte Oeste. Foi Secretário Municipal de Saúde da capital, vice-presidente da Associação Médica do Tocantins, presidente do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins), presidente do Conselho Municipal de Saúde de Palmas, suplente do vice-presidente da região norte do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde) e vice-presidente da região norte desta entidade.