Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Durante reunião técnica da Ferrovia Norte-Sul, realizada nesta quarta-feira, 14, no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins), a nova secretária estadual do Planejamento e Modernização da Gestão, Vanda Paiva ressaltou a necessidade de enriquecer o entorno dos pátios multimodais já instalados na divisa entre os municípios de Palmas, Porto Nacional e Paraiso. “Precisamos discutir o desenvolvimento no entorno dos pátios da ferrovia, não podemos deixar que ela simplesmente passe pelo Tocantins. Precisamos agregar valores e desenvolver a nossa economia”.

Segundo a secretária a discussão vem ao encontro com a aquisição de recursos conseguidos junto ao Banco Mundial. “Alocamos no PDRIS (Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável) recursos para desenvolver nosso plano de logística e desenvolvimento do entorno e nesta reunião as discussões irão contribuir para a execução destes projetos”

De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, o governador Siqueira Campos tem pedido muito planejamento das ações e a reunião técnica que envolve dez secretarias, empresariado e órgãos federais, busca informações para a elaboração do projeto de planejamento dos pátios multimodais. “Teremos dificuldades se não buscarmos estas informações e fazermos com antecedência os projetos de viabilidade e os planos de ação, cada um a seu tempo, fazendo seus investimentos. Tudo isso é porque queremos trazer o mais rápido possível benefícios à população, com geração de empregos decorrentes dos investimentos públicos e privados nos pátios multimodais”.

Ainda segundo o secretário, há uma estratégia múltipla de governo para atrair grandes empresas que vai desde a parte de energia à logística existente no Estado. “O governador acabou de promulgar uma lei de incentivo que se chama pro-logística e que traz incentivos para que as empresas se instalem aqui, pois elas precisam de logística, incentivos fiscais e investimentos, que é o nosso planejamento. O Estado do Tocantins está em condições muito competitivas seja em âmbito nacional ou internacional”.

Para Mauro Gomes, superintendente comercial da Valec, empresa responsável pela construção da ferrovia, é de suma importância estruturar um centro logístico em volta dos pátios. “A função da Valec é trazer as empresas para transbordos no pátio, com movimento de grande quantidade de mercadoria, mas a função de trazer as empresas para que aproveitem estes insumos é do Estado e Estamos aqui para dar o total apoio como órgão público federal”.

A prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, afirmou que a implantação da plataforma da ferrovia em seu município trouxe muito desenvolvimento e a instalação da empresa promoverá o crescimento deste desenvolvimento. “Isso nos trará muita riqueza e desenvolvimento para toda região, principalmente com a escoação de grãos, pois temos um grande potencial agrícola com plantação de soja e também com a distribuição de combustível através da BR Distribuidora que já se encontra no local”. (Secom)