Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A solenidade da VII edição do Prêmio Prefeito Empreendedor será realizada no dia 22 de março, às 19h, no auditório da OAB, em Palmas/TO. O vencedor de cada categoria receberá troféu, selo Prefeito Empreendedor e representará o Estado na disputa nacional. Os projetos foram avaliados por uma comissão técnica durante o mês de fevereiro.

A iniciativa busca identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação e o sucesso de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. Por meio do prêmio, os prefeitos têm a oportunidade de dar visibilidade às suas realizações junto com a comunidade, além de ampliar parcerias que gerarão novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para a realidade do município.

“O Sebrae tem como missão fomentar o empreendedorismo, inclusive na gestão pública. O prêmio é uma forma de incentivar as prefeituras a serem empreendedoras. Precisamos estimular a cultura da mudança em nossos municípios. Precisamos ser mais empreendedores e menos assistencialistas”, ressalta o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Magno Martins Pires, o Prêmio é uma excelente oportunidade de mostrar as gestões públicas que, comprometidas com as necessidades de seus municípios, têm buscado inovar e aplicar recursos da melhor maneira possível. “O empreendedor é aquele que busca alternativas inovadoras conduzindo suas atividades com responsabilidade, compromisso e visão futura”, comentou Pires.

O prêmio é dividido em duas categorias: “Melhor Projeto” e “Destaques Temáticos”. Na primeira é considerado os critérios de abrangência, impacto e inovação já na segunda são premiados os melhores projetos em temos específicos, como - Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.

Premiação Nacional

A premiação nacional acontecerá no dia 15 de maio, na cidade de Brasília. Serão concedidos 12 (doze) prêmios: 5 (cinco) Prêmios Nacionais na Categoria Melhor Projeto Nacional, um por região; e 7 (sete) Prêmios Nacionais Temáticos, um por tema.

Histórico do Prêmio

A premiação teve início em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Nestes dez anos, 342 prefeitos venceram as etapas estaduais e 44 gestores ganharam a etapa nacional. No período, 2.998 líderes municipais se inscreveram na premiação.