Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (IPEM-TO) reúne representantes das empresas credenciadas junto ao Inmetro, para treinamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), que vigora desde fevereiro. E, a utilização do Selo Azul na bomba medidora do combustível. O encontro é realizado nesta quinta-feira, 29, na sede do órgão.

Na abertura da reunião o presidente do Ipem, Parrião Júnior, enfatiza que o Instituto está de portas abertas para que reuniões como estas sejam frequentes, na busca do aperfeiçoamento dos serviços prestados, e que beneficiará o consumidor. O presidente fala ainda que essa é uma iniciativa do Inmetro, e, que o Ipem executa, por ser o órgão delegado.

O Portal será usado em todos os estados, e, tem a finalidade de fazer uma prestação de contas das empresas que oferecem assistência a instrumentos, a exemplo da balança. O Portal é um meio de comunicação onde possibilita que o Inmetro, a empresa e o consumidor tenham informações das empresas credenciadas para a prestação de serviços, ao acessar o endereço: servicos.inmetro.rs.gov.br.

Para Erivaldo Brito da Cruz, da empresa de Gurupi, a reunião é importante para esclarecer as mudanças, e solucionar todas as dúvidas.

Já sobre o Selo Azul, o coordenador técnico do Ipem, Jailes de Almeida, explica que o objetivo é restringir e controlar o acesso ao painel de controle da bomba. Pois, o lacre contém uma sequência numérica, podendo saber o dia e a hora que o lacre e o Selo foram colocados. “Em caso de denúncia será possível saber quem fez a última mudança, e detectar qual foi a alteração”, conta.

Essa é uma das medidas que o Inmetro, em parceria com os Ipem’s, estão executando após a matéria que o fantástico exibiu sobre um esquema de fraudes em bombas de combustíveis.