Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Como nas edições anteriores da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins - é uma parceira assídua. E neste ano, mais uma vez conta com uma vasta programação de atividades no evento. A Feira será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnólogico de Palmas.

Durante os cinco dias de Agrotins, considerada a maior feira da região Amazônica, a instituição de ensino, oferecerá palestras e mini-cursos, com temas relacionados ao agronegócio para os produtores rurais, técnicos e estudantes. Além de possibilitar a visitação aos laboratórios de pesquisas e conhecimento dos projetos conclusos e em andamento da universidade.

O público alvo e interessados terão acesso a informações sobre os serviços desenvolvidos pela Unitins como, análises físico-química de méis (realizada em produtos da Feira de Produtos Apícolas), análise de solo e previsão de clima, dentre outros.

Também faz parte da programação a realização de diversos Dias de Campos, como o de apresentação das variedades de mandioca adaptadas ao Tocantins; variedades de soja para a produção de biocombustível; da cultivar feijão caupi e de milho para agricultura familiar, bem como as clínicas tecnológicas: do sistema de irrigação por inundação e por subirrigação, integração lavoura pecuária, dentre outros.

Haverá ainda a demonstração da determinação de E. coli e coliformes totais na água que será realizado no Laboratório Móvel de Análise de Água. Outras atrações serão organizadas como a Demonstração do uso da sonda multiparâmetros e exposição dos equipamentos de hidrometria e sedimentometria.

Além disso, o público terá acesso a Trilha Educativa Integrada: “A caminho da ciência: entre verdes e águas”, ‘Trilha do Viver: Experimentando os Sentidos’ e ainda conhecerá os cursos de graduação, o programa de iniciação científica e tecnológica (PIBIC/PIBITI/PCSF) e as atividades de extensão disponibilizadas pela Unitins.

Para o coordenador de Desenvolvimento vegetal da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Américo Vasconcelos,essa parceria representa o fortalecimento do setor, capacitando o produtor rural, apresentando novas tecnologias que vão auxiliar no aumento da produtividade, com produtos de qualidade de forma sustentável. (Ascom Seagro)