Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva / Ascom Seagro

Entre suas ações, após transferir sede do governo temporariamente para a Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, o governador Siqueira Campos assinou convênios de mais de R$ 400 milhões para infraestrutura para malha viária do Estado e para execução das obras e serviços de adequação do aproveitamento hidroagrícola do Projeto Sampaio para a agropecuária leiteira. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, durante o lançamento do programa “Tocantins: Aqui é seu lugar”, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Também foi assinada ordem de serviço autorizando a pavimentação asfáltica da estrada vicinal, que segue das margens da TO 050 ao Centro Agrotecnológico, onde é realizada a Agrotins.

As obras de aproveitamento hidroagrícola do Projeto Sampaio, região do Bico do Papagaio, serão realizadas pela empresa Egesa Engenharia S/A, cujo objeto é a execução das obras e serviços como fornecimento, instalação e montagem dos equipamentos hidromecânicos e elétricos e tratos agrícolas.

O projeto de adequação autoriza a criação de gado para produção de leite no local, alterando a atividade principal do empreendimento, antes voltada somente para produção de frutas e grãos. A intenção da alteração é permitir um rápido retorno financeiro e a criação de oportunidades de trabalho na região. A mudança não altera os prazos contratuais firmados entre as empresas contratadas, o governo do Estado através da Seagro e o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional.

Emprego e renda

Siqueira Campos reforçou o objetivo do Governo em concentrar esforços para alavancar os projetos de irrigação no Estado, como Manuel Alves, São João e Sampaio. O objetivo é que as atividades comecem a ser executadas o mais breve, gerando emprego e renda para os irrigantes, e dando um impulso a mais no desenvolvimento econômico e social do Estado.

Elogios

Durante seu discurso o Governador fez menção especial ao secretário Jaime Café pela revolução que tem feito na agropecuária do Tocantins. “Mais de R$ 100 milhões já foram negociados em apenas três dias de Agrotins. Os empresários, trabalhadores e produtores rurais que participam efetivamente da feira, fazendo acontecer, também merece nossas homenagens”, elogiou Siqueira Campos, que destacou ainda a parceria entre Unitins e Embrapa no desenvolvimento de pesquisas para atender as demandas da região, nos avanços científicos e tecnológicos.

Participantes

O evento de autorização de obras e serviços contou com a presença do senador Vicentinho Alves, secretários de estados, deputados, prefeitos, presidentes de autarquias e de órgãos estaduais e federais, instituições representativas de classe, produtores rurais e comunidade em geral.

Feira

A Agrotins começou na terça, dia 8, e segue até sábado, dia 12, e pretende fomentar a transferência de tecnologia regional, alavancando o agronegócio dos estados da região Amazônica.