Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As ações dedesenvolvimento para o uso sustentável dos recursos naturais são incentivadas,cada vez mais, no Tocantins. A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuáriae do Desenvolvimento Agrário, apresentará na Agrotins – Feira de TecnologiaAgropecuária - o modelo ideal de uma microbacia hidrográfica. Os técnicosiniciam nesta sexta-feira, 27, a construção da maquete, que ficará exposta para osvisitantes conhecerem a produção agropecuária no sistema de conservaçãoambiental. A Agrotins acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O protótipo damicrobacia hidrográfica mostra as vantagens de produzir alimento, aliado às boaspráticas de manejo para minimizar os impactos ambientais. A maquete demonstrarápasso a passo as diversas formas de produção agropecuária sustentável,considerando os aspectos social, econômico e ambiental.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro, Francisco Mesquita dos Santos, a microbacia hidrográfica é um exemplo de intervenção eanálise. “A intenção é buscar introduzir um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico, melhorando o nível de renda dos produtores rurais e ascondições do meio ambiente”, disse acrescentando ainda, que o modelo promoveorganização social, garantindo a melhoria da qualidade de vida das comunidadesrurais.

Mesquita explica tambémque a intenção é apresentar aos produtores, principalmente da agricultura familiar, as possibilidades de geração de renda baseada na produção sustentável. “Esse modelo é altamentecapaz de reduzir os efeitos dos agrotóxicos na natureza e o desmatamentodesordenado, revertendo o quadro negativo de produção”, acrescentou.

A construção da maqueteserá gerenciada por um técnico da Secretaria de Agricultura de Ribeirão Preto (SP)e acompanhada durante a Agrotins pelos técnicos da Superintendência de Assentamentose Agricultura Familiar da Seagro. (Ascom Seagro)