Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 12ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária, que traz como tema a irrigação, recebe pela primeira vez o Fórum Nacional de Agricultura Irrigada. O evento, que começa nesta quarta, dia 9, a partir das 14h, contará com a presença do Secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues e demais autoridades nacionais e regionais ligadas ao setor. A Feira teve início nesta terça, dia 08, e prossegue até sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

O Fórum Nacional de Irrigação será realizado no auditório Tocantins e a abertura será comandada pelo Diretor Substituto da Senir – Secretaria Nacional da Irrigação, Cristiano Egnaldo Zinato. Logo após, será ministrada a palestra sobre o novo Código Florestal, com a Senadora e presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu. Em seguida, será apresentado o potencial de desenvolvimento da irrigação no Estado do Tocantins, pelo secretário da Seagro, Jaime Café.

Seguindo a programação, ocorrerá a palestra sobre Irrigação em Várzeas Tropicais no Vale do Araguaia, Implantação dos Territórios de Agricultura Irrigada no Estado de Minas Gerais, Licença Ambiental Conjunta: Agropolo Mu-cegê/Ibicoara e Metodologia de Avaliação participativa da Qualidade do Plantio direto - Parceria FEBRAPDP e Itaipu Binacional. O fórum será encerrado, na quinta-feira, dia 10, com Dia de Campo/ Visita à área de produção irrigada no município de Lagoa da Confusão.

De acordo com o diretor de Irrigação e Drenagem da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Diego Cavalcante, o evento irá discutir as dificuldades encontradas pelo setor quanto à expansão da agricultura irrigada no País, bem como as possíveis soluções encontradas. “Será ainda uma oportunidade para troca de experiências das técnicas, de legislação, das metodologias, que adequadas à nossa realidade podem ser executadas pelos produtores do Estado”, completou o diretor. (Ascom Seagro)