Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os membros da executiva estadual do PMDB nomearam nesta quinta-feira, 17, uma nova comissão para comandar o partido no município de Santa Fé do Araguaia, extremo-norte do Estado de acordo com o artigo 42 do Estatuto do partido. O ofício é datado do dia 4 de maio, mas o protocolo com a deliberação do partido foi liberado nesta quinta-feira.

A comissão vale por 90 dias é presidida por Antônio Olivério Neto e tem ainda como membros Fábio Jardim da Silva, Genival Pereira de Sousa, João Elias Pinheiro, Valtercídes Elias Costa, Márcia Aparecida Costa e Danilo Uglês Soares.

O ofício pedindo a nomeação da comissão é assinado pelos deputadosestaduais Iderval Silva, Eli Borges, Josi Nunes e ainda pelos ex-governadores Marcelo Miranda e Carlos Gaguim dentre outros membros.

O artigo 42 do partido diz que no município onde não houver diretório e comissão executiva organizados ou tiver ocorrido dissolução a comissão executiva estadual designará uma comissão provisória de cinco membros, eleitores do município, sendo um deles o presidente renovável no máximo duas vezes a qual incumbirá organizar e dirigir a convenção que se realizará dentro de 90 dias contados da designação.

Em Santa Fé o prefeito Valtenis Lino é do partido mas está afastado das atividades partidárias depois do pleito de 2010 quando não apoiou o partido e trabalhou na campanha do governador Siqueira Campos. Valtenis inclusive é alvo de um pedido de expulsão por parte do filiado Antônio de Pádua Soares Marques. A sobrinha de Valtenis que também é do PMDB, Márcia Aparecida tenta ser pré-candidata pelo partido na cidade e também é alvo de uma representação por infidelidade partidária.