Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Assinatura de acordos, reuniões com empresários e recepção no Congresso dos Deputados são alguns dos compromissos do governador Siqueira Campos nesta segunda-feira, 21, em mais um dia de atividades da missão tocantinense em Madri, na Espanha. O foco da agenda do dia é o setor agrícola.

Pela manhã, Siqueira Campos e comitiva serão recebidos pelo ministro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete. No local será assinado termo de cooperação entre o Governo do Estado e o grupo Tragsa, nas áreas de rastreabilidade bovina e irrigação. O presidente da empresa, Miguel Gimémez de Córdoba, e o secretário-geral, José Manuel Díez Quintanilha, participam. A Tragsa é considerada uma das maiores do país no ramo.

Ainda no ministério, o grupo do Tocantins conhecerá sistema de rastreabilidade do gado espanhol e assina acordo de sistema de irrigação com a Associação de Irrigantes da Comunidade de Andaluzia (Feragua). As tecnologias do setor também serão tema de reunião na Direção Geral de Desenvolvimento Rural e Política Florestal.

Já no início da tarde, o governador se reúne com o presidente da empresa Consugal, Rogério Monteiro Nunes, e com o diretor Felipe Monteiro Nunes sobre potencialidades e oportunidades de negócio no Estado. O grupo realiza estudo de viabilidade para implantar em Palmas o sistema de metrô por superfície, no traçado da Avenida Teotônio Segurado. Essa é, segundo o governador, uma de suas prioridades. “É uma obra que vai celebrar os 23 anos de Palmas. Vai ser uma grandiosa obra, com empregos e desenvolvimento para a capital e ao Estado”, disse o governador, que neste domingo reuniu a comitiva para traçar os objetivos da viagem.

Após o encontro, Siqueira Campos vai ao Congresso dos Deputados, onde se encontra com o presidente da Casa, Jesús Posadas, e o porta-voz de Agricultura e Meio Ambiente, José Cruz Perez Lapazarán.

O final da agenda prevê a visitação às instalações do Centro Nacional de Tecnologia da Irrigação, onde a comitiva tocantinense irá conhecer as barragens, bombeamento, estação de filtragem, rede de distribuição e sistema de controle, considerado o mais moderno do mundo.

Empresariado

Nesse domingo, 20, após secretários de Estado e membros da comitiva terem agenda de contatos com empresários espanhóis, Siqueira Campos reuniu a equipe para discutir os compromissos da semana. Ele afirmou que a vinda do grupo a Madri tem, entre outros objetivos, buscar parcerias, mas sem deixar de lado os empreendedores locais. “O governo é aliado do nosso empresário para levar à frente qualquer parceria. Aqui na Espanha buscamos parcerias, convênios e investimentos, sem esquecer do nosso empresariado, que precisa ser fortalecido e esse fortalecimento vem com novas tecnologias e empreendimentos que vão nos ajudar a desenvolver o Estado”, afirmou.

Para Siqueira Campos, a Espanha, como importante nação que é, tem condições de levar ao Tocantins tecnologia de ponta, gerando o desenvolvimento a todos. “Sempre digo que para o negócio ser bom tem que ser para os dois lados. Por isso que insisto: parceria é a melhor maneira de atrair investimentos. Por isso, não podemos desestimular as parcerias”, ressaltou. (Secom)