Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em reconhecimento pela luta que resultou na criação do Estado do Tocantins, o governador Siqueira Campos (PSDB) foi homenageado nesta última segunda-feira, 21, no Congresso dos Deputados, em Madri, na Espanha. Ele recebeu uma placa de prata também pela iniciativa de estabelecer relação de cooperação com empresários e autoridades espanholas, objetivo da missão oficial que lidera neste momento no País. A comenda foi entregue pelo presidente do Congresso, Jesús Maria Posada, no salão nobre do Parlamento espanhol. Ao receber a homenagem, emocionado, Siqueira Campos fez questão de dedicar a homenagem aos tocantinenses. “Ofereço essa homenagem ao maravilhoso povo do Tocantins”, disse.

Na condecoração entregue pelo presidente Posada, entre outras frases, ao se referir à criação do “mais jovem Estado do Brasil”, o Congresso cita Siqueira Campos como “grande homem que transformou sonhos em realidade para benefício e prosperidade do povo”. E ressalta ainda a missão tocantinense classificada pelo Parlamento como “missão institucional para reforçar os laços de amizade e cooperação com povo espanhol”.

Para o deputado José Cruz Perez Lapazarám, Siqueira Campos é uma figura política singular. “Um homem que travou uma árdua luta pela criação de um estado, líder político incontestável e que prova nesta missão oficial na Espanha que ainda luta pelo desenvolvimento do Estado do Tocantins.” A cerimônia foi prestigiada por deputados, pelo embaixador do Brasil em Madri, Paulo Cesar de Oliveira Campos, entre outras autoridades e empresários do país.

Agenda de trabalho

Além do Congresso, logo no início da manhã o governador foi recebido pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, que nesta terça-feira participará da assinatura de outro convênio com estado no desenvolvimento agrícola. Durante encontro, o ministro se comprometeu em visitar o Tocantins ainda este ano para conhecer projetos agropecuários e discutir propostas de cooperação.

Ainda no ministério, Siqueira e todos os membros da comitiva acompanharam a apresentação do funcionamento do sistema de rastreabilidade bovina espanhol – considerado um dos melhores do mundo. Em seguida, assinou termo de cooperação com a Associação de Irrigantes da Comunidade de Andaluzia (Feragua). No ato da assinatura, a presidente da entidade, Margarita Bustamante Saínz, que recentemente esteve no Tocantins, ressaltou que o acordo vai propiciar levar a experiência espanhola em irrigação a projetos do Estado, fortalecendo os irrigantes tocantinenses. “É isso que viemos buscar aqui: embasamento tecnológico, conhecimento, iniciativas bem sucedidas”, declarou o governador.

Curso

E outra conquista do Estado foi anunciada no final da tarde, em Madri, pelo subdiretor de irrigação do Ministério da Agricultura, Joaquim Rodrigues Chaparro. Durante explanação do funcionamento do Centro Nacional de Tecnologia de Irrigação, foi definido que o Estado terá representantes no Curso Internacional de Técnicas de Irrigação, com duração total de três meses, com aprendizado total sobre sistemas de última geração no setor. “Essa é mais uma notícia agradabilíssima que recebemos aqui, pois propiciar o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento”, disse. Durante a visita numa das áreas de plantio, o governador conheceu sistema de medição climatológico sofisticado, que detalha necessidades da área de plantio irrigada como quantidade de água por cultura e o tamanho do terreno. (Secom)