Polí­tica

Foto: Divulgação

O PT de Santa Fé do Araguaia decidiu neste domingo 3 de junho em reunião do Diretório Municipal abrir mão da candidatura própria a prefeito. O partido vai indicar o vice de Olivito Paulo Filho, popular Bebem, pré-candidato do PTN.

Antes da decisão, foi colocada em votação a desistência da candidatura própria, onde o membro Edson Sales se absteve em votar e o presidente do partido que era pré-candidato a prefeito, vereador Professor Rubens votou contra a desistência.

Foi decidido ainda na mesma reunião que a convenção do partido não será mais dia 10, a mesma deverá acontecer dia 16 ou 17 do corrente mês, sendo marcada no mesmo dia da convenção do PTN.

Para confirmação do acordo da junção dos partidos, o pré-candidato Bebem assinou um termo de compromisso com o PT, onde dentre as ações elencadas está o compromisso de fazer um governo participativo, ou seja, ouvir a população para poder planejar e posteriormente implementar as políticas públicas; valorizar servidores públicos municipais com planos de cargos e salários que possam atender cada categoria.

Foi acertado também que o plano de desenvolvimento participativo que o PT construiu durante a pré-campanha, será utilizado pela coligação. Segundo o presidente do partido vereador Professor Rubens, um dos fatores que influenciaram a decisão de desistir foi a dificuldade de composição no sentido de receber apoios. Rubens cita que todos queriam o apoio do PT, porém ninguém queria apoiar o PT.

Segundo o PT, Bebem foi o primeiro pré-candidato que demonstrou interesse em uma composição com o PT, além do que, segundo o presidente municipal do PT, o pré-candidato tem uma história no município, sendo inclusive um homem sério, honesto, comprometido com as causas sociais e carrega consigo a experiência de ter sido vice-prefeito por duas vezes. Considerando a importância de uma terceira força política, ambos os partidos já articulam com outras siglas para o fortalecimento dessa união. (Com informações do PT de Santa Fé do Araguaia)