Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Wilson Dias / ABr

O prefeito de Palmas Raul Filho (PT) avaliou como positiva sua participação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira realizada no Congresso Nacional desde as 10h15 desta terça-feira, 10, mas afirmou que só com o tempo vai poder mensurar os resultados. A participação do prefeito respondendo aos questionamentos dos deputados e senadores terminou por volta das 15h.

Falando por telefone ao site Conexão Tocantins, Raul Filho disse que considerou os parlamentares muito exaltados. “Eu achei muito nervosa a participação deles (os deputados), mas compreendo, estamos no meio de uma guerra política”, disse o prefeito.

O petista ainda afirmou que precisava ir à CPI prestar os esclarecimentos. “Eu precisava vir na CPI, isto estava me incomodando”, disse. Raul, entretanto, cobrou que outras pessoas que estejam sendo citadas como envolvidas no caso possam se colocar à disposição também para depor na Comissão. “Eu me antecipei, enviei ofício pedindo para que me convocassem, porque as outras pessoas que estão sendo citadas não fazem o mesmo?” indagou.

Desde esta última segunda-feira, matérias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo dão conta do envolvimento do governador Siqueira Campos (PSDB) e seu filho, o secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, com o esquema montado pelo contraventor.

Tribunal de Contas

Mostrando segurança quanto aos resultados finais do inquérito da CPMI o prefeito de Palmas ainda disse que na esfera estadual espera que o Tribunal de Contas cumpra seu papel e que aja com imparcialidade na análise dos contratos firmados entre a Prefeitura de Palmas e a Delta Construtora, responsável pela coleta de lixo na capital.

Os referidos contratos e a gravação divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que mostram o encontro de Raul com o contraventor Carlos Cachoeira, ligado à Delta, foram os motivos de sua participação na CPMI.

Raul encerrou sua entrevista ao Conexão Tocantins afirmando que cumpriu seu papel e reafirmando que espera que os outros citados também o façam.

Suporte

Acompanharam o prefeito na audiência da CPI o procurador geral do município, Antônio Luiz Coelho, a assessora de comunicação da Prefeitura de Palmas, Georgete Pinheiro, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte e também a deputada estadual e primeira-dama, Solange Duailibe (PT).