Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

É no mês de agosto que se inicia o segundo semestre do ano. As expectativas se renovam e principalmente, traz o que os comerciantes esperam, melhorias nas vendas. Porém, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomercio Tocantins, a confiança do empresário continua caindo. No mês de julho, a pesquisa registrou queda de 4,1 pontos no índice geral.

Mas em contraponto, os empresários continuam investindo na empresa (62,6%), em contratação de colaboradores (85,7% pensam em aumentar muito e pouco o número de funcionários) e estoque (cerca de 62% das lojas estão com estoques adequados e 17,7% acima do adequado).

No mesmo levantamento, mais de 50% dos entrevistados disseram que sua expectativa com relação à economia do país melhorou muito, assim como, a expectativa para o setor de comércio. O que segundo o economista da CNC, João Felipe Araújo, é reflexo do próprio período. “A tendência é que haja melhora até o final do ano, porque é quando tanto o volume de vendas quanto a receita do comércio aumentam”, previu.

Quanto à queda na confiança do empresário pode ser explicada pela própria economia do país que sofre nos últimos meses. O otimismo dos comerciantes se tornou menos favorável com a significativa depreciação do real ante o dólar e com o cenário maior de inadimplência. Mesmo assim a CNC projeta um ano favorável para o comércio, com crescimento ao redor de 8% no volume de vendas, se comparado ao ano de 2011.

O presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, acredita que no mês de agosto os empresários do Estado sentirão melhorias nas vendas. “O mês de agosto é bastante movimentado, temos os dias dos pais e a volta às aulas que garantem bastante movimento no comércio. Apesar das férias do mês de julho, os gastos dos tocantinenses foram baixos nesse período, e isso refletirá nas vendas do mês de agosto”, ressaltou. (Ascom Fecomércio)