Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação
  • Professores Luís Otávio e Viana, responsáveis pela elaboração do documento

Com sete diretrizes, Plano de Governo de Carlos Amastha (PP) e Sargento Aragão (PPS) foi lançado na tarde desta terça-feira, 28, na Central de Comunicação da coligação “Um novo caminho é possível”, que disputa o pleito do Poder Executivo de Palmas. O coordenador do projeto Francisco Viana Cruz, economista e mestre em desenvolvimento regional, foi quem apresentou o programa de governo para imprensa.

Carlos Amastha destacou que o plano de governo é o ponto forte do projeto a caminho da prefeitura de Palmas, pois nele constam somente propostas e ideias que realmente poderão ser realizadas e não um folheto que vende sonhos para as pessoas só para ganhar as eleições. “Ouvimos a população e ainda estamos abertos a receber sugestões para agregar ainda mais benefícios aos palmenses. Não estou aqui para dar ideias vagas e sim para dar uma vida melhor a esses palmenses que foram abandonados há anos. Por isso, confie nosso plano em profissionais como o professor Viana e o Luiz Otávio”.

Ao lado de Viana, Luiz Otávio Rodrigues Silva, arquiteto, urbanista e doutor em planejamento urbano, explicaram à imprensa, as sete diretrizes que o plano de governo seguirá: 1º Cidade Equilibrada; 2º Capital da Saúde; 3º Educação de Atitude; 4º Segurança Urbana Cidadã; 5º Cidade Saudável; 6º Cidade Acessível e 7º Cidade Moderna. “Dentro desse eixo vamos beneficiar a cidade em todas as áreas de forma sustentável. Palmas será dotada de tecnologia, educação, incentivo ao empresário individual, atenção aos idosos, a busca pela a erradicação do analfabetismo, já que hoje num universo de 19 mil crianças com idade entre 5 e 9 anos, seis mil (32,4%) não sabem ler e nem escrever, segundo dados do último senso apontado pelo IBGE”, destacou Viana.

Todos os setores terão seus projetos aprovados pelo Instituto de Planejamento de Palmas, que fará parte da prefeitura da capital na administração de Carlos Amastha. O arquiteto e urbanista Luiz Otávio explicou que é necessária a revitalização e urbanização de várias quadras de Palmas. “Nossa capital foi planejada, mas seu planejamento de crescimento e desenvolvimento foi deixado de lado, por isso a existência de tanta indiferença entre os setores da cidade. Vamos melhorar isto colocando obras planejadas e aprovadas juntamente com a população para que todos sejam beneficiados”, afirmou.

Ele também destacou que o projeto de shoppings a céu aberto é um projeto que já virou tendência mundial em diversos países, como a Holanda, por exemplo. “A ideia de trazer as famílias para ruas novamente, mas como forma de lazer seguro também está inserida no nosso projeto. Temos que dar valor a nossa cultura local com áreas confortáveis e receptíveis, além de seguras”, pontuou.  (Assessoria de Imprensa)