Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A constante inadimplência e a falta de incentivos aos micro e pequenos empresários foram as principais reclamações apresentadas pelos comerciantes da avenida comercial da quadra 1106 Sul, ao candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), durante caminhada realizada no local nesta terça-feira, 04.

De acordo com dados do Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), referentes aos meses de maio a junho deste ano, em Palmas, 50 mil pessoas estão endividadas, sendo que outro ponto negativo é a alta parcela percentual da renda familiar comprometida com dívidas, que em sua maioria chegam a 75,3%. Os vilões do endividamento são o cartão de crédito, os carnês e o financiamento de automóveis.

Esses números são refletidos no comércio local e provoca mudança na atuação dos pequenos empresários, como no caso do proprietário de uma empresa do ramo de materiais de construção, João Martins. “Devido a muitos prejuízos que tive hoje não estou vendendo mais nada com cheque ou boleto, só no cartão ou à vista mesmo”, afirmou, ressaltando que a gestão municipal precisa atuar de forma a gerar mais empregos e aumentar a renda do palmense, “Palmas precisa de indústrias, de empresas que gerem renda e para que o comércio não fique dependente só do funcionalismo público”.

A mesma opinião tem o motorista de carretas, Saulo Terra. “Hoje não tenho como trabalhar na minha cidade, onde moro com minha família, por que aqui não temos indústrias e com isso não tenho trabalho. Preciso ir para outros centros para poder exercer minha profissão e sustentar a minha casa. Precisamos de um gestor diferente e experiente como o Amastha para mudar essa realidade”.

Ao ouvir as demandas, Amastha citou algumas das ações previstas no seu plano de governo, como a revitalização dos espaços comerciais, o fomento com linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores, ações de qualificação e capacitação profissional, priorizando regiões mais estagnadas e a atração de empreendimentos para a Capital. “Vamos incentivar a geração de mais empregos, aliados à qualificação profissional que é uma das grandes prioridades da nossa gestão, pois esse é um investimento que traz muitos retornos, como o aumento da qualidade de vida dessas pessoas vislumbrar novos horizontes”. (Assessoria de Imprensa)