Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Estarão abertas, a partir desta terça-feira, 16, as inscrições para cursos de formação profissional do Programa Projovem Trabalhador de Palmas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 de outubro. São oferecidas 2.500 vagas, resultado de parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura Municipal de Palmas. A responsável pela execução no município é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego de Palmas.

Na primeira semana serão disponibilizadas 52 turmas com 30 alunos cada, perfazendo um total de 1560 vagas disponíveis. Na segunda semana serão abertas as 940 vagas restantes, totalizando as 2.500 vagas disponíveis para a capital. Já foram realizadas cerca de 700 pré-inscrições, e a expectativa é que ainda este mês todas essas vagas sejam preenchidas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 10% das vagas são destinadas as Pessoas com Necessidades Especiais, desde que a necessidade não prejudique a atividade laboral.

Podem participar do Programa, jovens que tenham entre 18 e 29 anos, desempregados, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio. A renda per capita do interessado não pode ultrapassar 01 salário mínimo. Além da capacitação, o aluno receberá bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100,00. O pagamento do auxílio será feito diretamente do Ministério para o aluno em 6 parcelas mensais, desde que o aluno tenha frequência mínima de 75% do curso.

Além da Bolsa Auxílio, o jovem receberá um kit contendo mochila, duas camisetas, lápis, caneta, caderno, borracha, e material didático. O beneficiário ainda terá lanche diário, seguro de vida em grupo e kit de aula prática.

Cursos

Em Palmas estão sendo oferecidos cursos nas áreas de Administração, Construção e Reparos, Comércio Atacadista/Varejista, Serviços Pessoais, Saúde,Turismo/Hospitalidade e Telemática.

O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. O curso tem duração total de 350 horas aula, sendo 100 horas de conteúdo transversal (comum a todas as turmas) e 250 horas de conteúdo específico.

Locais de Inscrição

Região Sul

Jardim Aureny I – Associação dos Moradores do Aureny I, próximo ao Colégio Santa Rita de Cássia, Rua do antigo Supermercado Caçulinha

Taquaralto – Shopping da Cidadania

Centro

Sine Palmas Centro – em frente ao Oba-Oba, atrás do HSBC

Sede do ITEAP – 106 Norte, Alameda 14, Lote 12, próximo à Igreja de Cristo

Região Norte

Feira Coberta da quadra 503 Norte (antiga Arno 61)

Associação de Moradores da 306 Norte, Alameda 07, Lote 37, (antiga ARNO 31, em frente à praça da 306)

Taquaruçu

Cras de Taquaruçu