Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foi realizada na manhã da última quinta-feira, 1º de novembro, a cerimônia oficial de entrega da placa de 4 estrelas ao Hotel Girassol Plaza, em Palmas. Além de contemplar a categoria, o empreendimento é o único no Estado a ser credenciado pela Federação Internacional de Futebol – Fifa como hospedagem oficial da Copa do Mundo.   

A celebração do título foi realizada durante um café da manhã, servido nas dependências do hotel e contou com a presença de autoridades dos setores de turismo e de serviços, entre eles, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado e secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, o secretário da Juventude e do Esporte, Olyntho Neto, o presidente do Instituto de Pesos e Medidas – IPEM, Parrião Júnior e o presidente da Associação de Agências de Viagem no Tocantins, Gleber Ferreira.

Durante a cerimônia, o secretário Paulo Massuia lembrou o fato de o Tocantins estar entre os 23 estados já classificados dentro do novo sistema de classificação de Meios de hospedagem – SBClass, executado pelo Ministério do Turismo. “O Estado é o único da região Norte a apresentar hospedagem registrada na categoria 4 estrelas. Isto só comprova que, mesmo sendo tão jovem, o Tocantins tem todas as chances de se tornar referência nacional em qualidade de serviços turísticos”, comemorou. 

Massuia parabenizou os proprietários do Hotel Girassol Plaza, Jair Corrêa e Ilza Corrêa, e aproveitou a solenidade para divulgar a meta da Adtur de registrar, até o final deste ano, mil prestadores de serviços turísticos do Estado no sistema CADASTUR, uma iniciativa do Ministério de Turismo que visa reunir e fortalecer a classe.  A ação será realizada através de uma equipe de mobilização que divulgará os benefícios do sistema visitando todo o trade turístico tocantinense. 

A proprietária do hotel Girassol Plaza e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Tocantins - ABIH, Ilza Corrêa, destacou a responsabilidade em manter os serviços de seu estabelecimento em conformidade com a identificação recebida. “Fiz questão de ser a primeira do Estado a participar do novo sistema e hoje a nossa responsabilidade se torna ainda maior, que é a de manter a qualidade avaliada pelo MTur e ainda motivar os demais empresários do ramo hoteleiro a buscarem a mesma chancela”, afirmou.

A representante do Ministério do Turismo, Letícia Pires, considerou o evento como um passo essencial para a inserção do Tocantins no grupo dos principais destinos turísticos do País, “os empresários da indústria hoteleira precisam entender que a classificação dos meios de hospedagem irá promover mais competitividade do produto turístico tocantinense no mercado nacional e internacional, devido a credibilidade que os participantes do sistema irão adquirir diante dos consumidores. Por se tratar de uma medida nova, muitos estados se recusaram a acreditar nesta proposta, no entanto, o Tocantins abraçou a causa”, explicou.

SBClass

O novo sistema de classificação de Meios de hospedagem – SBClass foi lançado no Brasil pelo Ministério do Turismo após uma longa pesquisa realizada em 24 países líderes no setor. A ação confere ao governo federal a exclusividade da marca estrela, utilizada para a identificação dos hotéis. A sua adoção é voluntária, requerendo apenas o cadastro regular dos participantes. O certificado promovido pela nova norma concede aos meios de hospedagem conformidade com os requisitos de avaliação, estipulados pelo MTur, tais como: sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos. (Ascom SIC)