Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Partido Trabalhista Brasileiro do Tocantins – PTB/TO – em nome do seu presidente, o deputado José Geraldo, realizou nesta quinta-feira, 08, um Encontro com os prefeitos e vices eleitos do PTB e de partidos da base.

Cerca de 25 novos gestores participaram do evento que teve como intuito prepará-los para um mandato municipal de qualidade. “Estamos auxiliando nossos companheiros porque sabemos que uma boa administração também depende de conhecimento”, afirmou José Geraldo, acrescentando que outro objetivo do evento era mostrar, principalmente aos que estarão no primeiro mandato, as dificuldades que irão encontrar.

O evento contou com palestras voltadas para a gestão pública, prestação de contas e transição de governo. Com o tema “Inovação em Gestão Pública: foco em resultados”, o especialista em gestão pública, Marcelo Torres, chamou a atenção dos eleitos para o valor de ter uma equipe competente, que priorize aquilo que realmente é necessário. “É importante planejar para não gerar expectativas além da capacidade do município”, frisou Torres.

Em uma breve passagem pelo evento, o tesoureiro do PTB/TO e secretário executivo estadual da Seagro, Ruiter Padua, deixou seu recado: “Contador é peça chave para quem quer ter uma gestão sem problemas com a lei. Recurso de convênio e licitações também devem ser levados a sério”.

O pedagogo com especialização em projetos e capitalização em recursos, Hélio Márcio, abordou o tema “ICMS Ecológico”, como instrumento utilizado para contemplar os municípios que priorizam ações no sentido da implantação de Políticas Municipais de Meio Ambiente.

Já o contador e bacharelado em direito, Thiago Schüller, deu dicas do que o candidato eleito precisa saber da gestão passada no momento da transição: “A relação das dívidas, os convênios, as obras em andamento, a situação da folha de pagamento, o levantamento patrimonial, são requisitos essenciais da gestão anterior, que servirão para estabelecer as metas e os resultados desejados na nova gestão”. Outro ponto importante relatado por Schüller foi “utilizar instrumentos e estratégias para transformar a administração pública com foco para resultados e para o cidadão”.

Durante o evento, o atual prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende, e de Monte Santo, Cleo, explanaram suas experiências em seus 8 anos de mandato, instigando os novos gestores a buscarem recursos em Brasília e a investirem em pessoal qualificado. “Gerir uma prefeitura é um desafio nobre, que tem um papel gratificante: o de poder servir a população”, garantiu Pedro Rezende.

Ao final do Encontro, o deputado José Geraldo agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do evento: “A ideia era fazer um alerta inicial para que vocês comecem com o pé direito, e trabalhem firme para fazerem do jeito certo”. (Ascom José Geraldo)