Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Estudantes, profissionais da saúde e especialistas em ortopedia e traumatologia participaram, neste sábado, 1º de dezembro, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins, do I Simpósio Estadual de Ortopedia e Traumatologia do Tocantins. O encontro contou com a participação do presidente do Comitê ASAMI – Academia Sulamericana de Medicina Integrada – de Reconstrução e Alongamento Ósseo, dr. Rubens Fichelli Júnior. O evento foi organizado pelo IOP – Instituto Ortopédico de Palmas, com apoio da Líder Comercial Hospitalar.

Entre os assuntos discutidos durante o Simpósio, a indicação e generalidades em fixação externa, princípios básicos em fixação externa, além do controle do dano no politrauma e conversão da fixação externa. Também houve uma mesa redonda especificamente sobre trauma, incluindo o estudo de casos.

De acordo com o médico ortopedista do IOP e um dos coordenadores do Simpósio, dr. Elton Stecca, a escolha desses temas tem um motivo.

“O Tocantins tem uma alta incidência em acidentes de trânsito. O paciente, em muitos casos, apresenta mais de um trauma e precisa de cuidados especiais. O início do tratamento é decisivo para resultados satisfatórios. Todos precisam saber como receber pessoas, pacientes, em situações como essa”, apontou Stecca.

O palestrante e convidado especial dr. Rubens Fichelli Júnior, falou da importância da troca de experiências e conhecimentos, através de discussões sobre as novas técnicas e abordagens para a fixação externa.

“Hoje com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos fixadores mais estáveis, versáteis, leves e com dispositivos multiaxiais. Estes novos materiais associados a cursos de formação adequados permitem que mais colegas utilizem a metodologia Ilizarov com resultados mais eficientes”, disse Fichelli Júnior que também abordou e aprofundou temas complexos e inovadores como as novas formas de estímulo a regeneração óssea, através dos materiais de bioengenharia e biologia molecular.

Durante o Simpósio foi realizada uma reunião da regional Tocantins da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.