Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 21, em Palmas, a consultoria da Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, contratada para fazer diagnóstico de nove agências e operadoras de turismo que atuam no Estado. Esta etapa de levantamento nos equipamentos turísticos é critério de inclusão ou exclusão para a conquista da Certificação em Gestão da Segurança, item que atesta, fortalece e qualifica as empresas filiadas, dando visibilidade internacional e confiança dos ecoturistas na aquisição de pacotes de viagens. Atualmente, são 94 empresas certificadas e mais de 130 participantes no País.

As contempladas no Tocantins são Eldourado Jalapão Adventure, Rota da Iguana, Ecopesca Tocantins, NorteTur, Pousada Praia Alta, 40º no Cerrado, Livre Expedições, Ricanato Viagem e Turismo e Korubo Expedições. O consultor Álvaro de Barros inicia o trabalho com a Ricanato Viagem e Turismo, em jornada de 8 horas diárias nas instalações. A ação segue até dia 30 de janeiro.

Estas empresas foram selecionadas pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, atendendo a cláusula de convênio assinado em 2012, que determina a implantação do programa Aventura Segura, do MTur – Ministério do Turismo, no Tocantins.

Quem licencia as empresas deste segmento é o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; após o “raio X” apresentado pelo consultor que identifica a viabilidade das mesmas no programa Aventura Segura. Certificadores terceirizados: ABNT Certificadora; e Instituto Falcão Bauer da Qualidade, segundo os requisitos da norma ABNT NBR 15331 –Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança.

O presidente da Adtur, Paulo Massuia vê a criação do programa Aventura Segura como uma chance de promover maior competitividade entre as operadoras, aliada a procedimentos de segurança para o turista. “São ferramentas para colocar o Estado no mapa nacional como o mais novo destino de turismo de aventura e ecoturismo”, diz.

O que é o Programa Aventura Segura

A Adtur está implantando o programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e execução da Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Ele engloba fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas e subsídio à certificação. As atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil foram fortalecidas e beneficiadas, tornando-se referência mundial após dezembro de 2005, quando teve início o Programa Aventura Segura.

No Tocantins, a Abeta foi criada em agosto de 2011, tendo à frente o empresário Luciano Cohen, da Korubo Expedições, que opera o roteiro do Jalapão, Massimo Desiati, da Quatro Elementos, como vice-coordenador e Márcio Turcato, da Rota da Iguana, como  coordenador de comunicação.

Hoje, a Abeta conta com mais de 300 associados, localizados em 22 estados brasileiros, além de 24 comissões regionais e estaduais. A articulação da entidade junto aos poderes público e privado tem garantido o desenvolvimento de ações e projetos focados na qualificação de profissionais e empresas da área. (Ascom SIC)