Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

No final da tarde desta quinta-feira, 31, o governador Siqueira Campos, juntamente com os secretários estaduais, recepcionou a comitiva espanhola que está no Tocantins para participar do Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal – Espanha/Tocantins.  

Após a recepção no hall do Palácio Araguaia, todos os presentes seguiram para o Gabinete do Governador, onde foi conferida ao Ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, a Comenda Grã Cruz da Ordem do Mérito do Tocantins. Após o ato, o governador destacou a importância da boa relação entre Tocantins e Espanha. “Estamos extremamente satisfeitos em ver que esta boa relação já está rendendo frutos e deve render ainda mais. A presença deles aqui vai repercutir muitas coisas para o futuro do Tocantins, principalmente na economia”.

Após receber a comenda, o ministro Miguel Arias Cañete declarou que dedicará seus esforços “para fortalecer os laços de amizade e de negócios entre o Tocantins e a Espanha”.

A comitiva espanhola é formada por pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete; pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso; de dois conselheiros da embaixada de Agricultura e de Comércio e do presidente da Tragsa, Miguel Gimenez de Córdoba, empresa esta que já tem termo de cooperação com o Tocantins; além de mais 15 empresários de vários setores.

A visita da comitiva espanhola é fruto de articulação realizada com os investidores em maio de 2011, quando o Governador esteve na Espanha juntamente com comitiva de secretários do Estado. 

Parcerias 

Na ocasião o ministro espanhol destacou que o objetivo da vinda da comitiva é compartilhar experiências em diversas áreas possíveis de parcerias com o Tocantins. “Existem muitas áreas possíveis, principalmente no desenvolvimento do meio rural, irrigação, melhora genética do rebanho, redes de comunicação e energia, manejo das bacias hidrográficas, georreferenciamento, dentre outras. Mas também queremos cooperar na gestão administrativa desses projetos, com a qualificação técnica da mão de obra”, explica.

Segundo o governador, a vinda de empresários espanhóis vai trazer mais dinamismo aos projetos empreendedores do Tocantins.  “As empresas espanholas facilitam com uma forma de financiamento dos Ex-Im Bank, algo que desburocratiza o processo. Os projetos ficam menos onerosos e entram em execução rapidamente”, ressalta.

Seminário de Desenvolvimento Sustentável

O Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal – Espanha/Tocantins acontece nessa sexta-feira e sábado, 01 e 02, no Palácio Araguaia. A abertura do seminário acontece às 10h30. Durante a programação, o potencial de investimentos do Estado será apresentado. Também acontece uma rodada de negociações entre empresários espanhóis e tocantinenses.

Além da comitiva espanhola, estarão presentes o prefeito de Palmas, secretários de Estado do Tocantins, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o secretário Nacional do Desenvolvimento Rural e secretários de meio ambiente do Mato Grosso, Pará, Amazônia e Porto Velho. (Secom)