Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) segue com o cronograma de posse dos aprovados Concurso do Quadro Geral de 2012 e da Saúde.  Até o momento tomaram posse, aproximadamente, 1,2 mil convocados, de acordo com a Comissão de Posse do certame. O Governo do Tocantins já nomeou 2.870 concursados sendo 2.338 aprovados no concurso do Quadro Geral e 532 classificados no cadastro reserva do concurso da Saúde.

Conforme a Comissão e os convocados que já procuraram a sede da Secad, na Praça dos Girassóis, em Palmas, o ato de posse tem sido ágil. É essencial que o nomeado atente para a publicação no Diário Oficial do Estado, já que a partir da data marcada para posse o convocado tem 30 dias para se apresentar, prazo que poderá ser prorrogado, desde que o interessado preencha requerimento, acessando o portal www.secad.to.gov.br.

Medida inovadora do Governo do Estado relativa ao concurso do Quadro Geral é que o nomeado poderá agendar o atendimento preliminar na Junta Médica Oficial, também através do site da Secad, para o dia de apresentação dos documentos solicitados, ressaltando-se que caso isso não ocorra implicará em impedimento da posse. O agendamento facilita, mas não é um procedimento obrigatório. Os nomeados que se dirigirem aos guichês de atendimento sem o agendamento prévio serão atendidos normalmente.

Em seguida, ele deve se dirigir ao Igeprev – Instituto de Gestão Previdenciária, para a retirada do Comprovante de Coleta de Informações Previdenciárias, ante a entrega de cópias autenticadas em cartório ou dos originais dos documentos pessoais e dos dependentes. A partir daí o nomeado deverá se dirigir à Secad para o ato de posse, frisando-se que ele terá 15 dias para se apresentar ao órgão ao qual foi lotado para desempenhar suas funções.

Novos servidores

Nomeado para o cargo de assistente administrativo, Wanderson Afonso Oliveira, morador de Palmas e que tomou posse na manhã desta quarta-feira, 20, avaliou bem o processo. Ele relata que ao seguir o agendamento na Junta Médica, não despendeu maior tempo e esforço para consumar sua posse. Por já ter atuado em outro Estado da Federação na forma de contrato temporário, acredita que não terá dificuldades em suas atividades no serviço público, agora como efetivo, para servir à população tocantinense.

Essa confiança também foi demonstrada por Thyneska Noleto, aprovada e empossada para desempenhar suas funções de assistente administrativo em sua própria cidade, Pedro Afonso, no nordeste do Estado. Sua experiência no campo profissional vem da iniciativa privada quando, em 2006, passou a trabalhar como contratada (com carteira assinada). “Creio que estou apta para desenvolver minhas atividades no setor público”, disse.

Banco de Talentos

Os aprovados no concurso do Quadro Geral podem preencher o Banco de Talentos, serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. Disponível no site da Secad, o Banco de Talentos não é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

As nomeações

Somados aos 1.771 nomeados do concurso do Quadro Geral em 15 de fevereiro, o Governo do Estado já convocou 2.338 aprovados no referido certame. Considerando os nomeados do concurso da Saúde em 18 de fevereiro com a lista divulgada nesta segunda-feira, 18, o número de convocados neste caso chega a 532. Ao todo, nos dois concursos, o Governo do Tocantins já nomeou 2.870 novos servidores que farão parte do funcionalismo público estadual por ingresso através de concurso público.