Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Dentro das atividades planejadas pelo Ponto de Cultura Cabana Cultural para este ano, acontece neste sábado, 13, o IV Ação Cultural Borocoxó, projeto que leva à comunidade atividades de cultura e lazer, atendendo aos moradores do Jardim Aureny II e bairros adjacentes na Escola Municipal Thiago Barbosa, parceira no evento que tem início às 13 horas.

O projeto Ação Cultural Borocoxó, está na sua quarta edição e entre as oficinas oferecidas estão: elaboração de projetos culturais, iniciação de jazz e oficina de pintura em tela. Na programação direcionada aos serviços de utilidade pública estão: assessoria jurídica, aferimento de pressão e corte de cabelo. Já na área recreativa, haverá torneio de voley de areia entre quadrilhas juninas, xadrez, tênis de mesa, brinquedos infláveis, entre outras atividades. O evento encerra com o ensaio aberto das quadrilhas Caipiras do Borocoxó, Raízes do Meu Tocantins e Estrela do Sertão. 

Com a ação cultural, o ponto de cultura  inicia suas atividades para o primeiro semestre de 2013, através do grupo junino Caipiras do Borocoxó, grupo que segundo sua assessoria, “se tornou referência Nacional após conquistar o vice-campeonato nacional de quadrilhas juninas no ano passado e atualmente ocupar o 1° lugar no concurso Estadual de quadrilhas juninas”. 

A entidade Cabana Cultural é um dos dez Pontos de Cultura selecionados para fazer parte da Rede dos Pontos de Cultura de Palmas por meio de convênio firmado entre o Ministério da Cultura e Prefeitura de Palmas/Fundação Cultural de Palmas. 

Oficina preparatória para jurados de quadrilhas juninas 

A oficina preparatória para jurados de quadrilhas juninas é mais uma atividade inserida na programação do evento. A oficina acontece no sábado, 13, a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Palmas.

O curso acontece anualmente e conta com a participação de artistas locais e pessoas interessadas na área junina. O produtor cultural e ator Nival Corrêa é o responsável pela oficina que habilita tecnicamente os julgadores dos concursos, Circuito Junino, Arraiá da Capital e Arraiá Estadual. (Com informações da assessoria de imprensa da Cabana Cultural)