Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ainda faltam mais de um ano para as eleições do próximo ano e além dos políticos tradicionais novos nomes pretendem passar pelo teste das urnas. Pelo PP, o nome é o empresário Roberto Pires, o médico Nicolau Esteves pretende emplacar uma candidatura no PT e outro nome que já está andando pelos municípios e que também mira o governo está o empresário Benedito Neto de Faria, conhecido como Dito, aliado do ex-governador Carlos Gaguim, do PMDB. Dito, inclusive, tem dito que não abre mão de disputar algum cargo na próxima eleição.

 O presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), empresário Roberto Pires é o nome do PP para disputar o governo em 2014. Internamente na legenda o nome dele é unanimidade mas oficialmente o partido ainda não confirma tal pretensão.

 Segundo uma fonte do partido que é próxima ao deputado federal e presidente regional, Lazaro Botelho, o PP vai intensificar a articulação em torno do nome de Pires após o mês de outubro quando se encerrar o prazo para as filiações. Pires inclusive começará a aparecer este mês na propaganda partidária da legenda.

 A intenção do partido é confirmar o lançamento do empresário apenas no próximo ano. Um dos critérios é a experiência e capacidade administrativa do presidente da Fieto em razão do convícvio e engajamento á frente de uma das entidades classistas mais importantes do Estado. Além disso, o partido aposta em um nome que seja novidade contra os políticos tradicionais.

 Pires, que é filiado antigo do partido, é o nome defendido inclusive pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha que é amigo pessoal do empresário. “Acho que o Roberto pode ser o que ele quiser. Ele tem potencial para ser Senador ou governador”, afirmou sobre a possibilidade de indicação. Amastha defende um projeto de mudança para a eleição de 2014 e frisou que Pires tem esse perfil e se enquadra neste desejo da legenda. Amastha é o maior incentivador de Pires na trajetória política.

 Modelo PSDB para PT

 Nicolau Esteves já foi lançado como pré-candidato no PT. Ele foi secretário de Saúde na atual gestão do governador Siqueira Campos e disse ao Conexão Tocantins que o Estado precisa passar mudança de visão do modelo PSDB para o petista.  Ele vai rodar todos os municípios junto com uma caravana do PT.

Além de já ter começado contatos políticos, segundo relatam aliados, Esteves também intensificou o contato com gestores. No Encontro Estadual de prefeitos e prefeitas com ministros do governo federal por exemplo, o gestor marcou presença e aproveitou para se aproximar.

 Disputa no PMDB

O empresário Dito é tido como uma nova opção do PMDB para o governo mas o partido tem também o ex-governador Marcelo Miranda que tem dito que pretende disputar o comando do Palácio Araguaia. O partido precisa ainda resolver os problemas internos para depois se decidir sobre alianças e candidaturas para 2014.