Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais uma Unidade de Saúde da Família será construída em Palmas. O equipamento público foi garantido durante assinatura do Termo de Licitação de Construção da USF do Setor Morada do Sol II, que ocorreu durante a posse do novo secretário municipal de Saúde de Palmas, Nicolau Esteves, na manhã desta quinta-feira, 13.

O prefeito Carlos Amastha adiantou que somente infraestrutura não resolve o problema da Saúde na Capital. “Não temos problemas de infraestrutura, muito pelo contrário. Mas de nada adianta se não temos uma política de gestão que nos coloque num patamar superior, por isso acredito na capacidade técnica e experiência do Esteves para elevarmos o nosso nível”, pontuou.

O novo secretário destacou que o maior problema da saúde pública não é infraestrutura, mas sim o sistema precário de perfil epidemiológico curativo e não preventivo, como deve ser nos tempos atuais.  Esteves salientou ainda que está à disposição para fazer o melhor pela saúde da Capital e contar com postos de saúde novos e bem equipados é um grande avanço.

“É com muita honra que assumo o cargo de secretário municipal da saúde de Palmas que, já de antemão, me atribui a assinatura de termo de licitação para construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) e a inauguração de outra”, enalteceu o secretário, referindo-se também à inauguração da USF da 406 Norte que acontece hoje, às 18h30.

Para o presidente da Associação de Moradores do Morada do Sol II, Valter Rodrigues, este é um momento de muita alegria para a comunidade do setor. “Desde 2002 lutamos por essa unidade, que atenderá mais de 15 mil pessoas, e estamos agradecidos em ver que a obra sairá do papel”, disse.

“O recurso estava em caixa desde 2002 e mediante os esforços da equipe recuperamos esta verba para executar a obra”, falou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila.  

Estrutura da USF

A nova sede, orçada em R$ 752.690,68, terá salas exclusivas para reidratação oral, três consultórios médicos, três consultórios odontológicos individualizados, três consultórios de enfermagem e sala para pequenos procedimentos. Nela serão oferecidos os serviços de consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, vacinação, pré-natal, consultas dos programas de saúde do homem, de saúde da criança, de saúde do adolescente, de saúde do idoso, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, exames preventivos de câncer do colo de útero, entre outros.