Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Jovens de 18 a 29 anos interessados em se capacitar para o mercado de trabalho, recebendo incentivos, ainda podem se inscrever ao Projovem Trabalhador. São oferecidas 810 vagas, distribuídas em vários cursos nas áreas de administração, saúde, serviços pessoais, turismo e hospitalidade, telemática, construção e reparos, entre outros . 

O processo de inscrição segue até o dia 30 de julho próximo e as aulas estão previstas para começar no dia 5 de agosto. Para se inscrever, o jovem deve estar concluindo ou ter concluído o ensino médio, não está empregado e ter uma renda per capita familiar de um salário mínimo. 

Os interessados devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Coordenação da Juventude (Anexo I da Prefeitura na Av. JK) ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Emprego e Tecnologia da Informação (Praça dos Pioneiros).  É necessário levar cópia da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, nº do PIS, Reservista, Carteira de Trabalho (página com foto e verso), bem como comprovantes de endereço e escolaridade. 

Benefícios

Durante o período de qualificação, o jovem receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00, que será paga em seis parcelas de R$ 100,00. O aluno também receberá um kit com mochila, caderno, canetas e camisetas, além de lanche e auxílio transporte. 

Todos os cursos têm duração de seis meses, sendo 100 horas/aulas de qualificação social e 250 de qualificação profissional. Ao término, o aprovado receberá certificado e 30% dos participantes serão encaminhados ao mercado de trabalho. 

Programa

O programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Emprego e Tecnologia da Informação, em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

Confira os cursos oferecidos 

•Administração:  Arquivador, almoxarife, office boy, office girl, auxiliar administrativo;

 •Saúde: Auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas, atendente de farmácia (balconista);

 •Serviços pessoais:  Manicura/pedicura, depilador, cabeleireiro, maquiador;

 •Turismo e Hospitalidade: Organizador de eventos, cumim (auxiliar de garçom), recepcionista de hotéis, guia de turismo;

 •Telemática: Operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing (vendas), assistente de vendas (informática e celulares);

 •Construção e reparos: Ladrilheiro, gesseiro, pintor, reparador (revestimento);

 •Outros: Comércio varejista.