Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

Com a inauguração de mais duas USF`s na manhã desta segunda-feira, 30, nas quadras 403 Norte e 1.103 Sul, chega a dez o total de unidades de saúde inauguradas em Palmas em 2013, sendo seis somente no mês de setembro, além de um Centro de Especialidades Odontológicas. O fato foi destacado pelo prefeito Carlos Amastha e pelo secretário de Saúde, Nicolau Esteves, nos pronunciamentos que fizeram nas duas inaugurações.

“Setembro foi o mês da grande virada na infraestrutura da saúde pública em Palmas e queremos que outubro seja o mês da avaliação por parte da comunidade”, disse o prefeito, ressaltando que o setor estava completamente desestruturado e que agora volta a se organizar a oferecer serviços de qualidade aos cidadãos.

Carlos Amastha lembrou que, no início do ano, quando assumiu o comando da gestão municipal, as duas unidades de saúde inauguradas nesta segunda-feira estavam com suas obras paralisadas há quase um ano. “Retomamos as obras e hoje estamos entregando à população essas duas excelentes unidades de saúde, construídas dentro dos padrões determinados pelo Ministério da Saúde, do jeito que os palmenses merecem”, disse o prefeito, para em seguida reiterar o que vem afirmando em todas as inaugurações: “Vamos fazer de Palmas a melhor cidade para se viver, uma referência nacional em termos de saúde pública”.

O secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, aproveitou as inaugurações para fazer um balanço das ações realizadas nos últimos três meses, quando assumiu o comando da Secretaria. Ele destacou o apoio que a presidente Dilma e o ministro Alexandre Padilha têm dado à saúde em Palmas, estabelecendo parcerias com o município para a viabilização de diversas ações. Esteves falou sobre o Programa Saúde Integrada – SIN, que reúne e sistematiza os principais projetos estruturantes da pasta, entre os quais a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família e construção de novas unidades de saúde.

O secretário de Saúde anunciou também que no final da semana passada foram publicados novos Termos de Referência para credenciamento de clínicas que vão atender os usuários do SUS em diversas especialidades médicas. “Quase todas as especialidades já estão sendo contratadas e já estamos regularizando a prestação desses serviços na rede pública”, afirmou o secretário, observando que falta apenas a cardiologia. E o mais importante, segundo ele, é que o município vai pagar aos prestadores de serviço somente os valores estabelecidos na tabela SUS.

Na solenidade de inauguração na USF da Quadra 1.103 Sul, Nicolau Esteves anunciou que já foi iniciado o processo licitatório para compra de uma grande quantidade de medicamentos que deverão abastecer a rede pública durante um ano inteiro. Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 20 milhões na aquisição de medicamentos.

Também na 1.103 Sul, o prefeito Carlos Amastha deu uma boa notícia aos moradores, informando que já foi autorizada a licitação para as obras de asfaltamento da quadra. (Secom Palmas)