Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após repercussão do assunto à nível nacional, o deputado Freire Junior (PV) informou que  apresentou ainda no início do mês de agosto um requerimento solicitando ao Governo do Estado que se antecipasse à situação que todos os anos atinge a região sudeste do Tocantins, devido aos longos períodos de estiagem.

Em seu requerimento, ele solicitou ações preventivas, como a perfuração de poços artesianos, armazenamento de água em cisternas, destinação de carros pipas e garantia de ajuda de custo e cesta básica para as famílias em situação de risco social e econômico. Porém, sequer retorno do Palácio Araguaia, o parlamentar recebeu.

A situação prevista por Freire Junior, na ocasião, agora foi tema de matéria em nível nacional, inclusive denunciando o descaso do governo com a população dos municípios da região Sudeste.

Conforme mostra a matéria publicada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, o Governo do Tocantins até adquiriu as cisternas, porém nunca as implantou, deixando toda uma população em situação de calamidade, pela falta d’água.