Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O programa EDP nas Escolas, que faz parte das ações do Instituto EDP, entidade que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, promove mais uma ação que busca contribuir para a melhoria da qualidade da vida estudantil. Por meio do projeto Teatro nas Escolas, alunos das Escolas Municipais “São José” e “Mestre Francisco Ribeiro” de Peixe, e da Escola Estadual “Beira Rio”, de Porto Nacional, Tocantins, assistirão apresentações do espetáculo “Humanergia Cirandeira”. A ação é patrocinada pelas empresas Investco e Enerpeixe, com apoio do Instituto EDP, e a peça é idealizada pela Cia. Trem Bão de Teatro e Música. Cerca de 1.100 alunos estarão presentes nos espetáculos que acontecem de 30 de outubro a 1º de novembro.

O EDP nas Escolas tem atuação nos estados brasileiros em que o Grupo EDP está presente: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O programa promove ações para integrar arte e energia, incentivando a participação da comunidade na escola e mobilizando parceiros para a causa da educação. O EDP nas Escolas já atingiu mais de 150 mil alunos em quase 500 escolas.

Além do Teatro nas Escolas, o programa desenvolve ações como a entrega de kits escolares, concursos culturais, capacitação de professores e conscientização para o uso racional e seguro de energia elétrica. O EDP nas Escolas conta com o apoio de colaboradores voluntários do Grupo, prefeituras, organizações sociais e empresas parceiras.

O espetáculo

Diferentemente das peças tradicionais, “Humanergia Cirandeira” não utiliza cenários e outros objetos característicos dos espetáculos teatrais. Para estimular a criatividade e a imaginação do público, no centro de uma roda são colocadas caixas contendo instrumentos musicais e diversos adereços como chapéus, túnicas, máscaras, tecidos, fitas, retalhos e um grande boneco – elementos que compõem os personagens da encenação.

A peça contém pequenos quadros que discutem as diferenças, o preconceito, o bullying e importância do uso racional dos recursos naturais. A maioria das escolas visitadas pelo espetáculo terá duas apresentações por dia, uma pela manhã e outra na parte da tarde.

Serviço:
Data: 30/10        
Local: Escola Municipal “São José”
Público: 235 alunos

Data: 31/10        
Local: Escola Municipal “Mestre Francisco Ribeiro”
Público: 315 alunos

Data: 01/11        
Local: Escola Estadual “Beira Rio”
Público: 560 alunos