Esporte

Foto: Divulgação

Com o tempo de 1h10m19s, o paranaense da cidade de Piraí do Sul, José do Nascimento Souza venceu a XIII Meia Maratona do Tocantins disputada na manhã deste domingo, em Palmas. Já na categoria feminina, a vencedora foi a atleta de Brasília (DF), Maria Barroso da Costa Filho, que cravou o tempo de 1h29m35s.

Na categoria masculina atleta do Tocantins, o primeiro lugar ficou com Athilla Cavalcante Telles, com o tempo de 1h13m46s. Na corrida popular (7 km), a vitória foi do atleta Isael Pereira dos Santos, com o tempo de 23m21s. 

Ao todo a Meia Maratona do Tocantins deste ano reuniu 1.900 inscritos e bateu o recorde das últimas edições, já que em 2012 correram 1.320 atletas. Também teve a maior premiação de todas as edições no valor de R$ 43 mil divididos em 56 categorias. 

O tetracampeão da corrida, o tocantinense Eliésio Miranda não correu este ano. Neste domingo, às 17 horas, viaja para a China, onde representará o Brasil na Maratona de Macau, no próximo domingo, dia 1º de dezembro. Mas esteve prestigiando o evento e deu a largada para os 1.900 atletas participantes.  

Prova

Na prova principal dos 21.097 quilômetros, além do vencedor José do Nascimento Souza, a segunda colocação ficou com o atleta da cidade de Araguaína, Antônio Wilson Sousa Lima, que registrou o tempo de 1h12m36. Na terceira colocação chegou Wandson Sousa do Nascimento com o tempo de 1h13m23s. 

Para o ganhador da Meia Maratona, José do Nascimento Souza, de 34 anos, a prova não foi fácil, mas sentiu que poderia vencer na metade do percurso quando percebeu que os rivais foram ficando para trás. Com relação ao clima do Tocantins (calor), que é diferente do Paraná (frio), Souza disse que não sentiu, pois passou dez dias em Goiânia e conseguiu se adaptar mais rápido ao clima do Tocantins. “Vim do Paraná exclusivamente para correr aqui”, disse o vencedor que também conquistou a vitória da Meia Maratona do Tocantins em 2008. 

Na corrida popular, além do vencedor Isael Pereira dos Santos, na segunda colocação chegou Marcos Antônio Lopes, que cravou 23m42s. Em terceiro lugar chegou Jurandir Luiz dos Santos, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 23m58s. Já na prova feminina, a campeã foi a jovem de 16 anos, Nilva Fernandes dos Santos, de Catalão (GO). 

Secretário

O secretário estadual dos Esportes e Lazer (SEL), Rodolfo Costa Botelho, avaliou como positiva a realização da Meia Maratona e destaca que o sucesso só foi possível graças à organização do evento e dos parceiros que não mediram esforços para realizar uma grande competição. “Estamos muito feliz com a presença das crianças, dos jovens, adultos e de todas as faixas. Foi um sucesso de público”, comemorou o Secretário. O resultado oficial com todas as categorias foram disponibilizados no www.chiptiming.com.br e serão divulgados no site da SEL www.esportelazer.to.gov.br, nesta segunda-feira, 26.

Resultados

Meia Maratona – 21.097 km

Categoria Masculina

1º José do Nascimento Souza – 1h10m19s

2º Antonio Wilson Souza – 1h12m36s

3º Wandson Sousa do Nascimento – 1h13m23s 

Categoria feminina

1º - Maria Barroso da Costa Filho - 1h29m35s.

2º Juliana Pereira da Silva – 1h30m

3º Dinamara Batista – 1h38m48s