Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No final da tarde desta quarta-feira, 5, lideranças de partidos que compõem o grupo da terceira via compareceram no gabinete do prefeito Carlos Amastha (PP) para prestar solidariedade em razão dos últimos episódios vividos internamente no PP. Do encontro saiu o encaminhamento de convocação de uma reunião do grupo para a próxima segunda-feira, 9.

A intenção é chamar o presidente regional do PP, Lázaro Botelho e o pré-candidato da legenda, Roberto Magno Martins Pires para conversar e aparar as arestas. Participaram da reunião  o presidente regional do PSL, Cristian Zini, do PCdoB, Luciano, o representante do PT, pré-candidato do partido, Nicolau Esteves e ainda o secretário de Governo e Relações Institucionais da prefeitura, Tiago Andrino e o secretário executivo da pasta, Adir Gentil, ambos filiados do PP.

No encontro os membros do grupo reiteraram a intenção de seguirem unidos no propósito de apresentar uma nova alternativa política. A intenção do grupo é marcar logo o início da caravana que será realizada nos municípios e além disso definir que os partidos com os quais o grupo está conversando só poderão ser aliados após aprovação unânime do grupo. Os partidos querem ainda definir o conselho político do grupo.

No encontro com o prefeito os representantes de partidos enalteceram a liderança do prefeito Amastha. “O Amastha é o símbolo da terceira via, ele é quem representa esta mudança. Não pode ser um grupo do eu sozinho todas as decisões precisam passar pelo grupo”, frisou Nicolau Esteves.

O presidente do PSL ressaltou que o projeto da terceira via é maior do que vaidades e que a intenção é de fato apresentar uma nova alternativa política. Para ele, Amastha é peça-chave nesse processo.

Problema no PP

O impasse interno no PP também foi abordado na reunião. Para os representantes do partido, Botelho e Pires querem seguir juntos no projeto o que está faltando é aparar as arestas. “Existe uma diferença de estratégia na condução das alianças o que é preciso consensualizar”, definiu Andrino. Para o secretário a candidatura do PP precisa ser viabilizada na terceira via e segundo ele Botelho e Pires já demonstraram que estão imbuídos na mesma linha de pensamento do grupo. “O problema é a condução e diferença no modus operandi o que não pode contaminar o grupo”, frisou.

O prefeito Amastha pontuou que existe uma pequena divergência no critério para a busca de aliados. “O Lázaro acha que temos que conversar com todos mas eu acho que temos que ter um núcleo formado para falar para a população que somos diferente”, frisou Andrino. O gestor não compareceu à reunião com o presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, mas contou que já conversou com ele por telefone e explicou que teve que retornar à capital.

Novas alianças no grupo

A terceira via deve em breve receber a adesão de outros partidos. Já estão em fase de conversação o PPL, comandado por Abrãao Lima e uma porta se abriu também com o PPS comandado pelo deputado estadual Eduardo do Dertins. O presidente metropolitano do PPS, vereador Claudemir Portugal, que também participou da reunião dos partidos da terceira via, reiterou que as conversas estão adiantadas e a legenda deve compor com o grupo. Amastha almoçou com Eduardo Dertins para fazer uma aproximação com o partido que ainda conta na Assembleia Legislativa com o deputado Manoel Queiroz. O Pros e PRB também são sondados para integrarem o grupo.