Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcio Vieira Secretários de Estado devem apresentar aos empresários as potencialidades do Tocantins Secretários de Estado devem apresentar aos empresários as potencialidades do Tocantins

Com a previsão de instalar no Tocantins uma usina termoelétrica, diretores da LS Energia (empresa americana com sede em Panamá City – Panamá) foram recebidos pelo governador Sandoval Cardoso no início da noite desta terça-feira, 29, no Palácio Araguaia. O principal acionista da empresa, José Tamayo, anunciou ao governador a escolha pelo Tocantins para uma nova usina de produção de energia. Acompanhados do secretário Paulo Massuia, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, eles visitaram vários locais no Estado, embora prefiram não divulgar, nesta primeira etapa do investimento, o local escolhido para o empreendimento.

O diretor de Negócios da LS Energia para a América Latina, Pablo Arruda, afirmou que a primeira produção poderá atingir 500 mega watts de energia. “O Tocantins tem um grande potencial e nós poderemos gerar de 1 MW  a 500 MW, isso vai depender do potencial de consumo. Nosso propósito é gerar, pode ser para um consumidor  direto, como uma indústria, ou para uma empresa distribuidora para o consumo final”, explicou o diretor.

O governador Sandoval Cardoso disponibilizou toda a equipe da Administração Pública para atender os empresários, que buscam diversas informações para iniciar o projeto. Eles já se reuniram com os secretários de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Alexandre Tadeu, e da Fazenda, Marcelo Olimpo, além de estarem visitando vários locais, acompanhados pelo secretário Massuia. “O que depender de nós, do governo, vamos dar total segurança aos empresários que querem investir no Estado”, disse Sandoval, dando as boas vindas ao grupo LS Energia. Ele acrescentou que os secretários estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida e acompanhá-los na análise do investimento a ser feito.

LS Energia

A LS Energia é uma empresa líder em projeto, construção e aquisição de equipamentos de geração para empresas públicas ou privadas prestadoras de serviços públicos, assim como para produtores particulares de energia e indústrias privadas em geral. Tem mais de 20 anos de experiência criando e desenvolvendo soluções que vencem os maiores desafios da indústria geradora de energia, desde estudos de potenciais energéticos, até implementação de sistemas de geração Turnkey (chave na mão). Além disso, a LS Energia oferece serviços de operação e manutenção de usinas elétricas desenvolvidas por ela ou pertencentes a terceiros. (ATN)