Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Josy Karla

Os candidatos alunos do Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros estão sendo treinados sob as condições mais diversas com a finalidade de se tornarem bombeiros militares e atenderem às demandas da população tocantinense. Ao todo, são 99 candidatos alunos que estão na segunda fase do curso de formação aprendendo teoria e prática sobre a rotina de atividades do bombeiro. Esta corresponde à sexta etapa do concurso para admissão do cargo de soldados do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo o comandante da Escola de Formação, capitão Alex Matos, o curso de formação tem duração de seis meses, foi iniciado em fevereiro e está no segundo ciclo, deixando de ser teórico para se tornar prático. “A fase inicial foi mais teórica com instruções mais internas e, a partir desse momento, o curso terá instruções externas com atividades práticas”, explicou. As atividades serão na área de incêndio urbano e florestal, salvamento em altura, terrestre, aquático e em ambiente de selva, totalizando 1.300 horas/aula. Segundo o capitão Matos, todo esse treinamento é feito com o objetivo de preparar os candidatos alunos para exercer efetivamente a função de bombeiro militar.

Dos 99 candidatos alunos, 10 são mulheres e uma delas é Ana Karla Sousa Bezerra, que conta estar realizando um sonho que parecia distante, mas que conseguiu realizar ao ocupar uma das vagas. “O curso é pesado e, para a mulher, se torna um pouquinho mais difícil, mas graças a Deus estamos as 10 mulheres ainda aqui e estamos enfrentando esse desafio. Essa é uma experiência única, estou adquirindo muito aprendizado, estou encarando as dificuldades, me superando, e vencendo os desafios”, comemora.

O também candidato aluno Luis Henrique Rodrigues de Paula diz estar muito satisfeito com a experiência vivenciada e com o que está aprendendo. “Estou gostando muito do curso, estamos aprendendo coisas aqui que não tínhamos nem ideia que os bombeiros faziam. Sairemos preparados, a minha expectativa é estar, o mais rápido possível, à disposição da população contribuindo da melhor forma possível”, ressaltou. Para Henrique, a matéria mais interessante é a de salvamento em altura, que considera “empolgante”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins conta com dois batalhões na cidade de Palmas, uma companhia em Araguaína e em Gurupi, além de um pelotão em Porto Nacional e outro em Paraíso. Os bombeiros militares atuam com prevenção e combate a incêndio urbano e florestal; salvamento em altura, terrestre, aquático, ambiente de selva, acidentes de carro, e vistorias. (ATN)