Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 25 de maio, o projeto Sesc Dramaturgia – Leituras em Cena realiza oficinas gratuitas de leitura dramática, às 18h e às 20h, no Centro de Atividades do Sesc. A classificação indicativa é de 16 anos. Os interessados devem retirar senha com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro Sesc Palmas. 

O projeto Sesc Dramaturgias – Leituras em Cena visa estimular a prática da leitura de textos teatrais, sejam eles inéditos ou consagrados pela dramaturgia nacional e mundial. A programação das oficinas conta com realização de leituras dramatizadas de grandes autores brasileiros durante a ditadura militar. 

As oficinas são totalmente gratuitas e tem vagas limitadas. A iniciativa objetiva instrumentalizar e chamar a atenção de diretores e atores para as potencialidades cênicas de uma determinada obra. A proposta da atividade é estimular a criação da leitura dramática de peças, partindo do contato com a dramaturgia e da exploração das qualidades do corpo e da voz através da manipulação de objetos.  

Oficinas

Na oficina “O assassinato do anão do caralho grande”, o gênero é de comédia e o autor Plínio Marcos fala sobre a hipocrisia, o autoritarismo, a violência militar e policial, os políticos e sobre os meios de comunicação, toda a abordagem com seu linguajar cru e escrachado. Em “Nem mesmo todo o oceano”, o drama se baseia na história de um rapaz pobre, que se sacrificou de todas as maneiras para formar-se médico no Rio de Janeiro. Alienado e ingênuo ele se transforma em um dos médicos legistas dos Anos de Chumbo – cargo esse que o faz repensar sobre o amor, a raiva, a liberdade, o bem e o mal. (Ascom Sesc)