Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes de mais de 20 organizações realizam nesta quinta-feira, 05, às 19 horas, no auditório do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, a 2ª Plenária Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político Brasileiro.

O objetivo da Plenária é debater a conjuntura da construção nacional e estadual do Plebiscito Constituinte e organizar as próximas estratégias de massificação da campanha no Estado. “Neste momento, em que estamos a poucos meses da votação precisamos massificar a campanha para atingirmos nossa meta de cerca de 60 mil votos no Tocantins”, informa o Comitê Estadual do Plebiscito.

O Plebiscito Popular pela Constituinte acontece na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, e fará uma única pergunta ao povo brasileiro: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Cerca de 300 organizações constroem o Plebiscito Constituinte nacionalmente e já existem mais de 400 comitês espalhados em todo País. A meta é alcançar 15 milhões de votos.

O movimento é estratégico para pressionar o Congresso Nacional sobre as mudanças e demandas necessárias para a construção de um País com mais democracia participativa e representativa.

O que é um Plebiscito Popular?

Um Plebiscito é uma consulta na qual o povo brasileiro vota para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, como, por exemplo, o Plebiscito sobre a ALCA – Área de Livre Comércio das Américas no Brasil, realizado em 2002 e que obteve mais de R$ 10 milhões de votos.