Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, Inpev, revendas e prefeituras municipais promoverão entre os dias 24 a 26 de junho, das 8h às 14h, ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos voltadas para os pequenos produtores rurais da região do Bico do Papagaio, nos municípios de Buriti do Tocantins, Axixá e Araguatins.

Segundo a coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu, o objetivo dessa ação é proporcionar ao pequeno produtor rural o acesso à devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e com isso, retirar esse passivo ambiental do campo. “Os agricultores interessados em fazerem a devolução das embalagens deverão procurar um dos três postos de atendimento que funcionarão cada dia em uma localidade.” A coordenadora lembra que serão recebidas apenas as embalagens vazias de produtos agrotóxicos, que não contenha nenhum resto do produto nestas e de preferência que o agricultor tenha as notas fiscais dos produtos. No ato da devolução os agricultores receberão o comprovante da entrega.

A Adapec está mobilizando os produtores rurais da região, com orientações para que façam corretamente a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e indicando qual o posto de recebimento mais próximo do produtor. “Esta região possui um grande número de agricultores familiares que utilizam produtos agrotóxicos em pouca quantidade, e como o número de embalagens é pequeno por proprietário torna-se mais difícil à devolução, por isso, a Adapec e os parceiros estão realizando esta modalidade itinerante de recebimento para ajudá-los a devolver estas embalagens e retirá-las do campo,” destacou o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin.  

Este modelo de recebimento itinerante está sendo implantado em todo o País pelo Inpev e órgãos de defesa, aqui no Tocantins, no final de abril deste ano, foram criados 11 pontos de coletas itinerantes, o que permitiu elevar dos atuais sete pontos existentes, para 18 os locais de coletas. Os municípios que terão pontos itinerantes de coleta são: Porto Nacional (Projeto São João), Miranorte, Miracema, Barrolândia, Xambioá, Pau D’arco, Rio dos Bois, Araguaçu, Buriti do Tocantins, Axixá e Araguatins. Este é o segundo recebimento itinerante realizado este ano pela Adapec, o primeiro aconteceu no início de abril, no Projeto Manuel Alves, no município de Dianópolis.

Programação

Buriti - 24/06/14 

Local: Travessa Jose de Assis, S/N esquina com TO-201, Posto Sampaio.

Horário: 8h às 14h

Axixá - 25/06/14

Local: TO 201 S/N KM 35, zona rural, na Antiga Fabrica de Bodisel

Horário: 8h às 14h

Araguatins - 26/06/14

Local: Parque de Exposição de Araguatins, AV. Araguaia S/N

Horário: 8h às 14h (Ascom Adapec)