Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

A gestão de resíduos sólidos no País é complexa e vai além da busca por uma destinação adequada para o lixo gerado, mas também passa por um processo de conscientização da população. No Tocantins, o Governo do Estado desenvolve políticas públicas para garantir a preservação do meio ambiente e qualidade de vida, com projetos como o Rondon Tur Ambiental, Bonfim Limpo e o recolhimento itinerante de embalagens de defensivos agrícolas. 

Os projetos são desenvolvidos buscando atender a diferentes campos da sociedade, passando pelo setor turístico e atendimento direto oferecido aos pequenos produtores rurais. Trata-se de políticas públicas que estão integradas à agenda ambiental do Estado, sendo que o Bonfim Limpo e o projeto itinerante de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas estão com ações previstas para esta quinzena.

Rondon Tur Ambiental

Realizado durante todo o mês de julho, aos finais de semana, o projeto de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) teve sua edição 2014 encerrada neste domingo, 3. O projeto tem como foco a limpeza das praias e proteção das águas do Tocantins e conta com apoio de cerca de 300 estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O projeto teve inicio em 2013 e em seu primeiro ano sensibilizou cerca de 30 mil usuários nas praias tocantinenses. Com as crianças e adolescentes, os agentes ambientais desenvolvem gincana ambiental, plantio de árvores e coleta de material reciclável. Para os adultos, oferecem orientação de boas práticas no uso de recursos naturais.

De acordo com o coordenador de planejamento de recursos hídricos da Semades, Hider Cordeiro, o projeto tem dois objetivos principais. “Além de incentivar os turistas a cuidar das praias, também temos como objetivo formar cidadãos, no caso, os universitários, com comprometimento ambiental”, apontou.

Bonfim Mais Limpo

Ainda no campo do turismo, vai acontecer dos dias 12 a 18 de agosto o Bonfim Mais Limpo, ação que será realizada no Povoado do Bonfim, a 23 quilômetros de Natividade/TO. Nesse período acontece a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, realizada há mais de 200 anos e que recebe milhares de religiosos e turistas de várias cidades do Brasil, o que gera maior produção de resíduos sólidos.

Através da ação Bonfim Mais Limpo, o Povoado vai contar com o apoio de 76 lixeiras (200 litros), 15 agentes de limpeza e um caminhão para transportar os resíduos até um local apropriado. Além disso, será feita a separação do material reciclável. Paralelamente, uma equipe formada por 10 agentes ambientais atuará durante toda a romaria.

Conforme a assessora técnica da Semades, Luciana Gaspar, o evento gera uma alta produção de lixo e a ação tem como objetivo minimizar os impactos ambientais. “O intuito é colaborar com os organizadores do evento no que tange à limpeza e desenvolver ações de educação ambiental. Vamos trabalhar tanto com os romeiros quanto com os comerciantes para separação adequada do lixo e diminuir o lixo jogado no chão”, explicou.

Embalagens de agrotóxicos

A destinação correta das embalagens de agrotóxicos merece atenção especial, seja em função da poluição ambiental ou pelos riscos que o seu reaproveitamento representa. Neste sentido, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) conta com um modelo itinerante de coleta de embalagens de produtos agrotóxicos e no dia 13 de agosto vai realizar ação no Projeto São João, no município de Porto Nacional.

Atualmente, o Estado conta com duas centrais de recolhimento de embalagens vazias, sendo uma em Porto Nacional e outra em Silvanópolis; e cinco postos permanentes de recolhimento de embalagens, distribuídos nos municípios de Colinas, Lagoa da Confusão, Tocantinópolis, Araguaína e Gurupi.

De acordo com a coordenadora de inspeção vegetal da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu, as propriedades com baixo uso de defensivos agrícolas que se encontram próximas aos locais onde o recolhimento itinerante passar podem fazer a entrega das embalagens. “No projeto São João os pequenos agricultores podem nos procurar das 8 da manhã às 16 horas [do dia 13], na associação dos produtores, que estaremos recebendo as embalagens. Já quem tem grande consumo dos produtos, na nota fiscal da compra consta o local de devolução da embalagem”, destacou. (ATN)