Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Desde o dia 21 de julho, o Laboratório de Efluentes da Foz|Saneatins passou a ser o primeiro na região Norte do Brasil a utilizar o selo de qualidade do Inmetro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia expediu para o laboratório o certificado de acreditação na NBR ISO/IEC 17025:2005, atestando a garantia da qualidade nas análises realizadas e evidenciando o fornecimento de resultados confiáveis.

Este Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial tem como escopo os parâmetros pH, DBO, DQO, materiais sedimentáveis, oxigênio dissolvido e temperatura, que indicam a eficiência das estações de tratamento de esgoto e também a qualidade da água nas amostras coletadas em rios, córregos, lagos, represas, nascentes e outros corpos hídricos. Mensalmente a Foz/Saneatins fornece os resultados de coletas realizadas em todos seus sistemas de tratamento de esgoto para os órgãos ambientais, que monitoram se os indicadores de qualidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama estão sendo cumpridos.

Desde o início de 2014, o laboratório central da Cia realizou mais de 24 mil análises vindas de todos os municípios atendidos pela Foz/Saneatins, além de análises solicitadas por terceiros no Tocantins e também de outros estados. A certificação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação. Trata-se de um reconhecimento formal da competência e confiança nos resultados de suas avaliações. Ainda evidencia a adequação do laboratório, uma equipe atualizada, métodos de análise normatizados e validados e aprimoramento contínuo dos processos.

Segundo Pablo Andreão, diretor de Concessões da Foz/Saneatins, “o resultado demonstra o comprometimento da concessionária com atendimento de excelência nos serviços de análises e o compromisso com a qualidade dos serviços de tratamento de esgoto e monitoramento das águas, prezando pelo controle ambiental e satisfação dos clientes”.