Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

A população que deseja reduzir os gastos com supermercado, açougue e combustível pode contar com a ajuda através de pesquisas de preços divulgada mensalmente pelo Procon Tocantins, órgão ligado à Secretaria de Defesa Social (Seds). A pesquisa é realizada em estabelecimentos da Capital e pode ser consultada no site ou em postos de atendimento do Procon.

O trabalho de monitoramento é realizado pelo Procon entre os dias 5 e 15 de cada mês e compara preços de supermercados, açougues, peixarias e combustível em todas as regiões de Palmas. Segundo o coordenador de fiscalização do Procon, Francisco Rezende, são verificados estabelecimentos de mesmo nível econômico. “A questão principal é o maior preço e menor preço, não temos a marca identificada”, comentou.

A consumidora Dirce Fonseca disse que sempre costuma pesquisar os preços. “Eu sempre comparo o preço de um supermercado para outro. Depois a gente chega à conclusão de onde é mais barato comprar”, afirmou.

O coordenador de fiscalização garantiu que a pesquisa ainda é a melhor forma de economizar nas compras. “No final do mês, a pessoa consegue ver uma diferença no seu orçamento familiar. Encontramos produtos de boa qualidade, de marcas desconhecidas. É só analisar o custo-benefício e a pesquisa ainda é a melhor ferramenta para economizar”, disse.

A estudante de direito Ávila Silva explicou que costuma aproveitar os dias de promoção. “Eu sempre dou uma olhada nos preços, mas sempre deixo para comprar alguns produtos na promoção”, explicou.

Francisco Rezende afirmou que a ferramenta é um facilitador para os consumidores. “Facilita a vida dos consumidores, pois eles podem realizar a consulta antes de sair de casa. Economiza combustível, pneu do veículo e tempo”, concluiu. (ATN)