Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em cumprimento às metas do projeto, a equipe do Desenvolve Palmas mudou-se da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (502 Sul) para o prédio do Centro de Inovação e Aceleração de Palmas (CIAP), na quadra 1012 Sul, com o objetivo de iniciar a instalação no local do Centro de Inovações e Tecnologias Sociais, o CITS.

O centro será um espaço multifuncional que articulará e potencializará iniciativas de fomento à economia solidária. “No CITS, iremos promover eventos, estratégias de comunicação, integração, interlocução entre os empreendimentos e com a sociedade, organização e realização de reuniões, oficinas, seminários, ações culturais e tantas outras atividades que objetivem o desenvolvimento e a divulgação da economia solidária”, explica a coordenadora geral do Projeto Desenvolve Palmas, Juliete Oliveira. 

Em termos de espaço físico, o CITS contará com sala multimídia, laboratório de informática, laboratórios de produção e técnico social, sala do Conselho Municipal de Economia Solidária, entre outros, tudo equipado e mobiliado de forma a garantir condições de trabalho às equipes, conforto e comodidade aos visitantes.

Para Juliete Oliveira, o local contribuirá, sobretudo, no processo de comercialização dos produtos de empreendimentos de economia solidária, o que considera hoje o maior obstáculo para os pequenos produtores. “Por ser um local de vivência, comunicação e articulação, será de extrema importância para melhorar os padrões de qualidade, volume de produção e precificação, o que impactará diretamente no processo de comercialização. Pretendemos também criar uma rede de cooperação mútua entre os diferentes empreendimentos”, finaliza a coordenadora. 

O CITS está em processo de implantação e o atendimento ao público tem previsão de começar a funcionar a partir de novembro. (Secom Palmas)