Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valério Zelaya

​“Que as ações do "Outubro Rosa" sirvam de motivação para que as mulheres continuem se cuidando e estejam atentas ao seu corpo”, enfatizou o diretor de Atenção Básica, Alessandro Pantoja, durante a abertura do mutirão de exames de Prevenção de Câncer de Colo Uterino (PCCU) e mamografia na Unidade de Saúde da Família (USF) da 503 Norte.

O mutirão acontece em todas as USFs nesta quinta-feira, 30, até às 17 horas, com atendimentos exclusivos às mulheres. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) é alusiva ao “Outubro Rosa” destinado à saúde da mulher e à luta contra o câncer de mama.

Ainda na ocasião, o diretor ressaltou a importância do diagnóstico e tratamento. “Tem ocorrido das mulheres fazerem os exames e depois não buscam o resultado. O objeto é a prevenção e o cuidado. Caso seja identificado algo, que seja feito o tratamento”, afirmou.

A dona de casa Maria Aparecida Pereira, 48 anos, explicou que é a terceira vez que realiza o exame de mama, mas sempre está atenta aos demais exames de rotina. “A mulher desempenha o papel de mãe, esposa, dona de casa, estudante e ainda trabalha fora, tem que estar atenta aos cuidados com a saúde. Fazer sempre os exames”, destacou dona Maria.

Exames

Além do PCCU, conhecido também como Papanicolau, serão realizados também exames clínicos de mamas, testes rápidos de HIV e Sífilis, encaminhamentos para realização de mamografia preventiva para mulheres acima de 45 anos, avaliação antropométrica com a nutricionista e também atendimento odontológico. Os atendimentos nas Unidades acontecerão das 7 às 17 horas. (Secom Palmas)